07.02.18

Abertura do ano letivo de 2018

Professores retornam para o começo do ano letivo em momento de acolhida e formação.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Carlos Alberto Jahn durante a abertura do ano letivo. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

A manhã desta terça-feira (6/2) marcou a abertura oficial do ano letivo de 2018 e a acolhida aos educadores após o recesso de janeiro. Durante a reunião, realizada no Salão Nobre, a Direção e as coordenações apresentaram aos professores e aos profissionais não docentes os novos encaminhamentos e desafios para o ano. Para finalizar esse momento de partilha e reencontro, o filósofo e professor da PUCPR, Jelson Oliveira, conversou com os educadores sobre os desafios da sociedade contemporânea no âmbito da educação.

Carlos Alberto Jahn, Diretor Geral do Medianeira, ressalta que 2018 deve ser um tempo de esperança, considerando a reconciliação e a justiça social como elementos norteadores do trabalho a ser realizado – pautando as iniciativas por meio do Projeto Educativo Comum. “Deve-se tomar isso do ponto de vista das oportunidades, como um chamado para ressignificar cada uma das unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE)”, comentou e completou relembrando que “o rotineiro não deve sufocar o novo”.

O sentimento de expectativa e confiança é compartilhado por Fernando Guidini, Diretor Acadêmico. Para o educador, essa é uma chance para que o trabalho coletivo – para e com os outros – tenha como foco a ousadia, a esperança e a possibilidade de sermos mais e melhor para os demais. “Que todos possam vivenciar2018 como um ano que se expresse mais em ações que em palavras”, anunciou.

Nova Direção

O ano de 2018 se inicia com novidade na Direção Administrativa. O educador Henrique Weidlich foi nomeado Diretor Administrativo, substituindo Gilberto Vieira que assumiu a Coordenação Comunitária. “É um prazer estar à frente da Direção Administração. Vamos ser, à medida do possível, criativos para encontrar soluções para os desafios”, afirmou.

Weidlich explicou aos educadores o cenário de matrículas e rematrículas, além de apresentar os principais investimentos em infraestrutura – como a reforma de salas, requalificação do restaurante, pintura das quadras esportivas, aquisição de materiais e equipamentos.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] O professor e o filósofo Jelson conversou com os educadores do Medianeira. Foto: Paulinha Kozlowski.

Educação e tecnologia

O professor e filósofo Jelson Oliveira problematizou junto aos educadores as questões da sociedade contemporânea e a maneira como afetam o ambiente educativo. Para o pensador, a chave para se compreender o atual panorama está na individualização e no desinteresse pelas causas públicas. “Uma vida orientada somente para o imediato faz com que tenhamos uma existência medíocre”, avaliou.

Nesse sentido, o papel da escola é sintetizar a sociedade ideal: aberta ao diálogo e às diferenças, evidenciando o respeito e o caráter humano das relações. “A sociedade muda muito com a tecnologia e precisamos saber como usá-la. Antes da tecnologia, é necessário estar consciente do método para aplicá-la na aprendizagem”, disse.

As aulas do Colégio Medianeira retornam no dia 15/2, do 2º ano do Fundamental ao Ensino Médio, e 19/2 para a Educação Infantil ao 1º ano do Fundamental.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Rematrículas
Rematrículas
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo