05.06.17

30ª ação solidária do papel reciclado

Em três décadas, já foram arrecadadas quase 900 toneladas de papel.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_imageframe lightbox=”no” lightbox_image=”” style_type=”none” hover_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” borderradius=”0″ stylecolor=”” align=”none” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” hide_on_mobile=”no” class=”” id=””] [/fusion_imageframe][fusion_text]A reciclagem do papel está entre as ações mais importantes – e mais simples – para a preservação do meio ambiente. Das 250 mil toneladas de lixo produzidas diariamente no Brasil, 26% correspondem ao descarte de papel e papelão. A preocupação com as questões ambientais faz parte do currículo do Colégio Medianeira, que há 30 anos realiza a Gincana do papel solidário. Desde 2016, ela faz parte de uma proposta ainda mais ousada: a campanha “Abra seus olhos e veja coisas novas”, que inclui diversas ações solidárias em prol da sustentabilidade.

Entre 1987 e 2016, os alunos do Colégio arrecadaram quase 900 toneladas de papel. A ação tem duas consequências práticas. Todo o papel recolhido é vendido para uma empresa de reciclagem e o dinheiro é doado para a construção de uma casa popular na comunidade de Areia Branca, em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba.

Para Isabel Cristina Piccinelli Dissenha, responsável pelo projeto, ao participar de uma ação solidária, “alunos desenvolvem uma experiência significativa de humanização, sensibilização para os problemas sociais e de compromisso com o bem comum.” A ideia, nas palavras de Isabel, é justamente criar a percepção sobre consciência ecológica, preservação ambiental e solidariedade.

Parceria

A ajuda do Medianeira, em parceria com empresas da região, é fundamental para os moradores da comunidade. “Esse é, praticamente, o nosso único recurso. Se não fosse o Colégio seria quase impossível construir as casas”, afirmou Azenir Fagundes Moro, diretora do Comitê Contra a Fome e Pela Moradia.

Dona Zeni, como é conhecida, ressalta que o dinheiro obtido com a venda do papel permitiu que 11 moradias fossem construídas ou reformadas.

Ensino integral

Até o ano passado, a proposta era dirigida aos estudantes do 7º ano, inserindo a ação nos conteúdos das disciplinas de Ciências, Ensino Religioso e Matemática, com parte do programa de aprendizagem integral da Rede Jesuíta de Educação. Vale lembrar que todo o Colégio pode participar ativamente da arrecadação.

Segundo Isabel, a iniciativa da ação solidária fortalece a formação humana proposta pelo Medianeira. “Os estudantes se conscientizam de seus papeis como sujeitos na sociedade, assumam compromissos pessoais e coletivos para ajudar a construir uma sociedade mais justa, fraterna e solidária”, define.

Caçamba de coleta no estacionamento da horta. Foto: Vinicius Soares Pinto.

Tradição

A ação, que completa três décadas neste ano, é um exemplo do envolvimento dos estudantes, da sua família e de toda a comunidade educativa com a prática da educação ambiental. Prova disso é o comprometimento dos estudantes com a campanha. Entre todas as edições, o ano de 2013 foi o recordista em arrecadação, somando 63.664 kgs de papel. Nas palavras de Isabel, esse é uma forma de “contribuir com gestos concretos para com a nossa responsabilidade ambiental”.

“Motivos é que não faltam para participar, do lado ambiental temos a redução da exploração dos recursos naturais e de resíduos depositados em aterros, redução da poluição e economia de energia. Na questão social, temos a criação empregos”, comenta a educadora, relembrando que no processo de reciclagem são criados cinco vezes mais postos de trabalho que na produção do papel de celulose virgem e dez vezes mais empregos do que na coleta e destinação final de lixo.

Abra seus olhos e veja coisas novas

A Gincana do papel solidário faz parte do projeto Abra seus olhos e veja coisas novas, uma iniciativa da Companhia de Jesus e do Colégio Medianeira em prol da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Gincana do papel solidário

Datas de coleta: 05/05, 02/06, 30/06 (somente à tarde), 28/07, 25/08, 01/09, 27/10 e 10/11

Horário: 7h às 7h45 – 13h às 13h45

Locais de entrega: Colégio Medianeira (estacionamento da horta)