19.06.15

Alimentação Saudável

Alunos dos 8ºs anos analisam os valores nutricionais de alimentos e discutem a importância de uma alimentação consciente.

Alunos dos 8ºs anos analisam valores nutricionais de alimentos

No segundo trimestre, o núcleo de Ciências, Matemática e Educação Física tendo como tema o corpo humano, trouxe uma proposta aos alunos com o objetivo de analisar a composição nutricional dos produtos industrializados consumidos frequentemente por eles, seu valor energético (quantidade de calorias) e seus efeitos em relação ao aumento de peso.

A proposta do trabalho vai ao encontro do que diz a nutricionista Sophie Deram, doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP, que defende uma forma libertadora de lidar com a comida: o “comer consciente”, que permite ter saúde e peso estável tendo prazer à mesa e comendo de tudo – até mesmo doces e fast food.

Em Ciências, os alunos fizeram a análise dos rótulos e da composição nutricional do alimento escolhido. Em Matemática, calcularam a quantidade de açúcar, sal e gordura ingeridas em cada porção. Em Educação Física, finalizaram o trabalho propondo um programa de atividade física que fosse capaz de “queimar” as calorias ingeridas durante um lanche. A escolha deveria partir dos alimentos que mais lhes agradassem dentre os pesquisados.

Os resultados obtidos na prática produziram forte impacto junto aos alunos, principalmente porque eles não tinham consciência do que realmente estavam ingerindo, demonstrando um desejo de mudança de postura em relação as escolhas na alimentação.

As fotos são de Paulinha Kozlowski: