29.06.21

ANEC lança o Dicionário do Pacto Global Educativo

Obra conta com verbete produzido por Fernando Guidini, diretor acadêmico do Colégio Medianeira.

ANEC lança o Dicionário do Pacto Global Educativo

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) lançou recentemente o Dicionário do Pacto Global Educativo, documento que traça pedagogicamente os pilares do Pacto Global Educativo, chamado feito pelo Papa Francisco em outubro de 2020 em prol de políticas educacionais e institucionais. Organizado por Humberto Silvano Herrera Contreras, Ir. Jorge Luiz de Paula, SJ e Ir. Cláudia Chesini, ACSC, o documento apresenta 72 verbetes, em ordem alfabética, com as principais diretrizes do chamado.

Fernando Guidini, diretor acadêmico do Colégio Medianeira, assina o verbete 28, sobre educação integral, com versão em português e espanhol. Na abertura do verbete, Guidini enfatiza:  “O Pacto compreende a educação integral como o pleno desenvolvimento da pessoa. Na presença de Deus, pressupõe a centralidade sobre a dignidade humana, em uma civilização do encontro, com base em valores cristãos, superando fragmentações e criando situações de busca pelo verdadeiro humanismo integral”. Ainda reforça que a escola é o espaço frente ao qual as dimensões ética, espiritual, cognitiva, afetiva, comunicativa, estética, corporal e sociopolítica são trabalhadas, a fim de alcançar o seu pleno desenvolvimento e realização na sociedade.

Na apresentação da obra, Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo Metropolitano de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, alega que, ao ler os verbetes, o leitor pode se aprofundar, ainda mais, a respeito da proposta corajosa, ousada e factível do Pacto Global Educativo. “É possível um mundo em que nenhuma criança fique sem escola, em que nenhuma família se esquive da responsabilidade de educar, em que o Estado e a iniciativa privada tudo façam pela educação de qualidade. Educar é uma tarefa que envolve inúmeros atores. E será difícil encontrar algum adulto que não possa ter algum grau de responsabilidade com a educação”, define.

O Pacto Educativo Global é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. Desde o lançamento do Pacto, diversos setores ligados à educação têm se mobilizado para discutir e transformar o Pacto em ações.

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, que editou o Dicionário, tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência, assim como promover uma educação cristã evangélico-libertadora, entendida como aquela que visa à formação integral da pessoa humana, sujeito e agente de construção de uma sociedade justa, fraterna, solidária e pacífica, segundo o Evangelho e o ensinamento social da Igreja.

O Dicionário do Pacto Global Educativo pode ser consultado neste link.