06.12.16

Reunião da ANEC-PR no Medianeira

Representantes de colégios católicos se reuniram para discutir demandas e ações conjuntas.

Ir. Vanderlei: ““Nós precisamos nos unir e nos fortalecer para que consigamos dar uma resposta significativa a esses temas”. Foto: Paulinha Kozlowski.

Por Jonatan Silva

Representantes da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC-PR) e de colégios conveniados se reuniram na tarde desta segunda-feira (5/12) para construir ações conjuntas e estratégicas para os próximos anos. O encontro enfatizou três temas: gestão de pessoas, visibilidade da ANEC-PR/Campanha da Fraternidade 2017 e inclusão. Foi a terceira reunião do segundo semestre de 2016 dos três grupos de trabalho, formados por educadores dos colégios católicos de Curitiba.

Para Ir. Vanderlei Siqueira Santos, membro do Conselho Consultivo da ANEC e educador do Grupo Marista, essa é uma oportunidade de troca de experiências por meio de uma agenda social e comum. “Nós precisamos nos unir e nos fortalecer para que consigamos dar uma resposta significativa a esses temas”, destaca Santos, coordenador do GT de audiovisual.

A partilha de vivências e aprendizagens do dia a dia, e de acordo com a realidade de cada colégio, proporciona que se encontrem soluções e alterativas criativas e solidárias, permitindo que as demandas sejam atendidas com maior excelência. Na visão de Gilberto Vieira, Diretor Administrativo do Medianeira e participante do GT de gestão de pessoas, o diálogo possibilita visualizar o cenário através de novas perspectivas.

Vieira comenta também sobre a importância de se debater a formação de professores e de profissionais administrativos. Para o diretor, essa é uma oportunidade de valorizar o “principal capital, que são as pessoas” e incentivar a qualificação de educadores e educadoras.

Inclusão é tema que permeia aq educação em todo o mundo. Foto: Paulinha Kozlowski.

União

A Deliberação do Conselho Estadual de Educação sobre as Normas para a Modalidade Educação Especial no Sistema Estadual de Ensino no Paraná gerou dúvidas e indeterminações em relação aos processos e à aplicabilidade da Deliberação. Segundo Giselli Hümmelgén, gerente pedagógica do Grupo Bom Jesus e coordenadora do GT de inclusão, a união dos colégios revela situações similares e caminhos que podem ser trilhados em comum acordo.

Para o Medianeira e para a Rede Jesuíta de Educação o tema se revela uma grande oportunidade. O Projeto Educativo Comum (PEC), da Rede Jesuíta de Educação (RJE), n. 49, reflete sobre a necessidade de fazer da educação inclusiva uma realidade. “Uma escola inclusiva oferece não apenas recursos especializados, mas também um espaço que valoriza a diversidade, no qual se experimentam as vantagens de um ensino e de uma aprendizagem cooperativos, em todos ajudam e são ajudados”, explica o texto.

Em relação à Campanha da Fraternidade 2017, a ANEC-PR organizará um festival de vídeos. Estudantes do Fundamental II (8º e 9º anos) e Ensino Médio produzirão vídeos a partir do tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. O GT está fase de produção do Edital – que será lançado em meados de fevereiro do próximo ano – e na busca de parcerias para exibição.