15.09.23

Colégio Medianeira retoma Grêmio Estudantil e Chapa Aquarela é escolhida pelos estudantes

Na última semana, as turmas do 8º Ano à 2ª Série do Colégio Medianeira elegeram a chapa Aquarela para conduzir o Grêmio Estudantil. O projeto de liderança estava paralisado desde 2019, após o fim da gestão Ágora. Para 2023/2024, os participantes estão com projetos que envolvem interação, esporte, cultura, voluntariado e tecnologia. A nomeação aconteceu na segunda-feira, 18 de setembro.

Os Grêmios têm como objetivo representar os estudantes de uma instituição, promovendo e aproximando a discussão entre os jovens, pais e professores. Como explica o Projeto Educativo Comum (PEC), número 53, “as escolas de educação básica têm a missão de formar lideranças, possibilitando protagonismo aos estudantes da Rede Jesuíta de Educação (RJE)”. Essa é mais uma estratégia na formação integral.

Carlos Torra, diretor acadêmico do Colégio Medianeira, explica o que a ação de liderança significa para a instituição: “Como Colégio da RJE, estamos empenhados em formar os estudantes na sua integralidade. Conscientes da sua posição no mundo; críticos e competentes para transformarem a realidade e a sociedade para melhor; compassivos para construírem uma sociedade mais justa e equânime.”

Cláudia Furtado de Miranda, orientadora pedagógica da 2ª e 3ª Série do Ensino Médio, está coordenando o projeto junto a uma comissão eleitoral, também formada por estudantes e escolhida a partir de uma assembleia geral com todos os interessados do 8º Ano à 2ª Série. A educadora conta que, antes da articulação das chapas, as turmas participaram de aulas de campo em visitas ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), além de conversas com sempre-alunos integrantes de grêmios anteriores do Colégio.

A educadora está auxiliando o grupo, mas explica que: “esse retorno foi um movimento que teve a iniciativa dos próprios estudantes e que ganhou força. Eles escolheram se mobilizar, formar uma comissão com integrantes de todas as turmas e passar de sala em sala falando sobre as eleições, a importância do voto e as assembleias”.

Após a visita ao TRE-PR, foi firmada uma parceria entre a instituição e o Colégio, em que a eleição pudesse assumir maior efetividade e responsabilidade eleitoral. “Nossos estudantes receberam um título de eleitor com nome e número eleitoral, votaram em urnas eletrônicas cedidas pelo TRE, e a eleição teve resultado no mesmo dia”, completa Cláudia.

Com 13 integrantes, sendo estudantes de turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental à 2ª Série do Ensino Médio, o grupo prevê uma maior representatividade de interesses condizentes com cada fase escolar. Tomando como base a chapa Tropicália, que assumiu a gestão 2015/2016, as propostas da Aquarela têm forte âmbito cultural, além de abordar com mais força o esporte, a tecnologia, voluntariado, experiências com universidades brasileiras e maior participação em projetos relacionados à ONU Colegial.

Um dos principais objetivos do grêmio é dar voz aos estudantes e, nessa gestão, o grupo pretende materializar essa ideia: “pensamos em criar um blog para dar voz e visibilidade às pessoas que têm talentos escondidos”, conta Ana Paula, presidente da chapa. Outro plano do grupo é a criação de clubes que possam gerar interação entre os estudantes, como clubes de RPG de mesa e grupos de estudos.

Para Cláudia, é de extrema importância a participação dos estudantes nas várias instâncias decisórias: “eles dão um feedback do processo pedagógico do Colégio de forma mais interativa, com mais propriedade e liderança, com mais constância. Ao mesmo tempo, os estudantes podem criar um movimento cultural, esportivo e político dentro da escola”. Desta forma, o Grêmio Estudantil do Colégio Medianeira possibilita a prática de colaboração e empatia, tão importantes para a vida em sociedade e para o pleno exercício da Cidadania local e global.

Conheça a Chapa Aquarela

O grupo é composto por 13 estudantes, divididos entre 8 setores:

Presidente Ana Paula, 9º Ano

Vice-presidente Matheus, 2ª Série