15.02.16

Boas-vindas ao terceirão 2016

Os sempre-alunos do terceirão de 2015 acolhem os estudantes que chegam à ultima etapa do ensino médio.

A volta às aulas do Colégio Medianeira na manhã dessa segunda-feira (15/2) foi de muita agitação e empolgação, principalmente para os alunos que ingressaram este ano em uma das quatro turmas do terceirão. Acolhidos pelos estudantes que, em 2015, encerravam o ciclo do ensino médio, eles dão início à preparação para o vestibular e a entrada no mercado de trabalho.

Para Adalberto Fávero, coordenador do ensino médio do Medianeira, a presença dos sempre-alunos – estudantes que saem do colégio, mas não deixam de fazer parte dele – é um momento de descontração que simboliza também a confirmação da escolha que fizeram. “É a certeza da identificação com o colégio e com a importância da formação integral”, afirma Fávero.

Ainda que a convivência escolar diária tenha acabado, os sempre-alunos, muitos deles aprovados nos vestibulares mais concorridos de Curitiba, ressaltam a importância dos anos que passaram dentro do Medianeira para a sua formação como estudante e também como cidadão do mundo. “Acredito que quem eu sou, pelas amizades que fiz com colegas e professores, faz parte da formação humana do Medianeira”, ressalta Laís Salgueiro, que cursou o terceirão em 2015.

Entusiasmo

Deixar o colégio não é abandonar os laços criados dentro de sala de aula. Os conteúdos pedagógicos, as amizades e os valores obtidos durante os anos de aprendizado e convívio continuam a fazer parte do dia a dia dos sempre-alunos do Medianeira. “Tudo o que a gente construiu aqui vai ficar para a vida”, conta Letícia Bogos, que classificou 2015 como o seu melhor ano.

Fábio Serci, calouro de Administração da UFPR, confirma o entusiasmo de sua colega de terceirão. “Estudar no Medianeira foi impressionante. Com certeza meus filhos também vão estudar aqui.”

Saudade

Como todo rito de passagem, sair do colégio mexe com a emoção dos estudantes, que não escondem a saudade que sentem do ambiente e da rotina escolar. Para a sempre-aluna Bianca Passos, que, nesta segunda-feira, deu boas-vindas à turma do terceirão de 2016, o colégio é também uma família. “Eu sempre me senti em casa. Aqui o lado humano é muito valorizado e isso é muito importante”, declara Bianca, que estudou no Medianeira desde o 1° ano do ensino fundamental.

Segundo Fávero, a recepção aos alunos faz parte da tradição do colégio e demonstra a relação entre o ensino e o ser humano, revelando o sentido de todos os anos de estudo e dedicação.

Para os alunos do Esus, o terceirão 2015, fica o nosso agradecimento pelos anos de convivência e os votos de sucesso nessa nova fase que se inicia. Aos estudantes das novas turmas do terceirão, o Colégio Medianeira deseja boa sorte e reitera o apoio nesse momento tão importante.

Texto por Jonatan Silva

Fotos por Paulinha Kozlowski