Campanha da Fraternidade 2019
Campanha da Fraternidade 2019 oportuniza discussões sobre Políticas Públicas entre os alunos do Ensino Médio do Colégio Medianeira.
João Guilherme Simão discute Políticas Públicas com a 3ª série do Ensino Médio
Refletindo sobre o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2019, os estudantes do Ensino Médio do Colégio Medianeira preconizam a discussão sobre Políticas Públicas. Cada turma foi orientada por um assessor convidado, que apresentou perspectivas históricas, sociais e emergentes e, para demonstrar a maneira pela qual as políticas públicas atingem a vida cotidiana, orientaram um estudo aprofundado em três áreas fundamentais: moradia, inclusão e migração.
Fortalecer a cidadania e o bem comum por meio da participação social é o principal objetivo da CF deste ano. O Tema “Fraternidade e Políticas Públicas” reflete a preocupação com relação à garantia dos direitos previstos na Constituição Federal e em outras leis.
Para incentivar os estudantes a essa vivência da fraternidade como um compromisso concreto, cada assessor desenvolveu atividades de participação por meio de formulação, avaliação e controle social das políticas públicas em todos os níveis.
Avaliando as formas de melhorias na qualidade dos serviços prestados ao povo brasileiro, nossos futuros profissionais fazem jus ao Lema da campanha: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), demonstrando o compromisso do Colégio com a formação integral de nossos estudantes.
O professor Matheus Cedric, Orientador do Centro de Formação Cristã e Pastoral, comenta que “a Campanha da Fraternidade deste ano abre uma possibilidade rica para refletirmos, à luz da nossa identidade cristã, nosso compromisso socioambiental com o outro e a necessidade de uma participação política democrática cada vez mais qualificada que leve o direito e a justiça a toda sociedade”.
As atividades desenvolvidas fazem parte da sensibilização com relação ao Projeto Socioambiental a ser desenvolvido no ano letivo de 2019. O Projeto tem como objetivo contribuir para a adoção de boas práticas socioambientais com ênfase na sustentabilidade, contemplando as interrelações do meio natural com o social. Ou seja, reforçando o compromisso do Colégio Medianeira com a justiça socioambiental, a proposta consiste na instrução não apenas com relação à educação em sentido acadêmico, mas com foco a atividades práticas, que vão orientar o percurso estudantil ao longo do ano.
Diálogos e participações
Laís Leão em um bate-papo com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio
Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio receberam assistência da Arquiteta e Urbanista Laís Leão, fundadora do movimento InCities. Considerada uma das jovens lideranças mais importantes do Brasil em 2018, foi a única brasileira convidada a participar do European Development Days, evento realizado pela União Europeia que reúne jovens promissores de todo o mundo. Laís trabalha na perspectiva de cidades mais inclusivas e seguras, especialmente para as mulheres.
Já a 2ª série foi acompanhada pela Psicóloga Karolina Vargas, supervisora do Centro de Inclusão do Colégio Medianeira, que fez uma ampla explanação sobre o histórico e a realidade das Políticas Públicas para pessoas com deficiência. Além disso, a equipe de comunicação do Pequeno Cotolengo foi representada por Robson Enumo, que apresentou o trabalho de acolhida e inclusão da Instituição, motivando os estudantes ao engajamento social em prol da pessoa com deficiência.
Finalmente, as turmas da 3ª série passaram por momentos de reflexão sobre Políticas Públicas para Migrantes, Refugiados e Apátridas no Estado do Paraná. O mediador do debate, João Guilherme Simão, coordena a frente análoga ao tema discutido na Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, no governo do Estado.