28.01.26

“Fraternidade e Moradia” é o tema da Campanha da Fraternidade 2026

“Fraternidade e Moradia” é o tema da Campanha da Fraternidade 2026

Com o tema Fraternidade e Moradia e o lema bíblico Ele veio morar entre nós (Jo 1,14), a Campanha da Fraternidade 2026 convida a comunidade educativa a refletir sobre o direito à moradia digna como expressão concreta da fé e do compromisso com a justiça social. A proposta da Rede Jesuíta de Educação, inspira ações que vão além da solidariedade pontual, buscando a transformação das realidades marcadas pela exclusão.

O assessor do Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jean Poul Hansen, explicou que a escolha do tema foi motivada por um pedido da Pastoral da Moradia e Favela e acolhida pelo Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep). O lema, segundo ele, ilumina teologicamente o debate, a partir do mistério da encarnação. “Deus veio morar entre nós, e isso fundamenta a dimensão social da nossa fé. A Campanha da Fraternidade nos convida a construir aqui, entre nós, sinais do Reino de Deus, promovendo dignidade, especialmente nas realidades onde ela é negada”, afirmou.

Segundo o padre, o Brasil enfrenta um déficit habitacional de 6 milhões de moradias, somado a um déficit qualitativo de 26 milhões de residências inadequadas – sem saneamento básico, com espaços superlotados ou estruturas precárias. “Essa realidade clama por conversão social e ações concretas que garantam um lar digno a todos”, pontuou.

A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente pela Igreja no Brasil durante a Quaresma, como caminho de conversão, solidariedade e compromisso social. A edição de 2026 propõe uma reflexão profunda sobre o que significa morar com dignidade, reconhecendo que a moradia envolve vínculos, pertencimento, cuidado e acesso a direitos fundamentais.

No Colégio Medianeira: conhecer a realidade para transformar vidas

No Colégio Medianeira, a Campanha da Fraternidade 2026 será vivenciada a partir do compromisso com uma ação socioeducativa transformadora, em sintonia com a 2ª Preferência Apostólica Universal da Companhia de Jesus (2019–2029), que nos chama a caminhar com os pobres, os descartados do mundo e os vulneráveis em sua dignidade, em uma missão de reconciliação e justiça.

Ao longo da Campanha, o Centro de Formação Cristã e Pastoral promoverá encontros formativos com representantes de instituições que atuam diretamente com populações em situação de vulnerabilidade habitacional. Entre elas, a Pastoral do Povo de Rua, representada por seu coordenador Paulo Alberto, Sempre-aluno do Medianeira e pai de Sempre-alunos, atualmente responsável pelo acompanhamento de dez casas de acolhida. Também participará a Pastoral da Vila Torres, com a presença da assistente social e agente de saúde da Vila Torres, Luzia e Claudia, irmãs Franciscanas Bernardinas, ampliando o olhar sobre os desafios enfrentados pelas comunidades próximas ao Colégio.

Como gesto simbólico e pedagógico, educadores receberão pequenos tijolos, representando a construção coletiva de uma casa. O símbolo convida à reflexão sobre o que cada pessoa pode doar de sua própria vida para além do dinheiro: tempo, conhecimento, escuta, cuidado, manutenção, presença. A proposta é superar práticas assistencialistas e promover ações conscientes, fundamentadas no conhecimento da realidade e no compromisso com a dignidade humana.

A Campanha também envolverá as crianças e adolescentes, com ações de conscientização que partirão dos próprios educadores e estudantes. O voluntariado, já desenvolvido com turmas do 9º ano, 1ª e 2ª série do Ensino Médio, será ampliado para o 8º ano, incentivando os estudantes a observar a realidade, identificar necessidades concretas e pensar, de forma crítica, caminhos de atuação solidária.

“A Campanha da Fraternidade nos provoca a sair do assistencialismo e a assumir uma postura verdadeiramente transformadora. Antes de agir, é preciso conhecer a realidade, escutar as pessoas e compreender que não se trata apenas da falta de uma casa, mas do direito a uma moradia digna. No Medianeira, queremos formar pessoas capazes de se comprometer com essa transformação, oferecendo não só recursos, mas também tempo, saberes e presença”, afirma Luiz Felipe da Silva, coordenador do Centro de Formação Cristã e Pastoral.

 

Matéria com informações da Rede Jesuíta de Educação.

Ícone - Rematrículas 2026
Rematrículas 2026
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo