07.08.15

Centro de Artes

Como marco das celebrações de Santo Inácio, o Colégio Medianeira inaugura novos espaços dedicados às artes.

Como marco das celebrações de Santo Inácio em 2015, o Colégio Medianeira inaugura novos espaços dedicados às artes.

O trabalho com as diferentes linguagens artístisticas é fundamental para o projeto educativo do Colégio Medianeira, que preza pela aprendizagem integral a partir das excelências humana e acadêmica. Exemplo disso, são as oficinas ofertadas há anos no contraturno, como Dança, Teatro, Violão, Cinema e Fotografia, Clube do Livro e Artes Visuais.

E visando à qualificação dos espaços das oficinas, o Colégio Medianeira inaugurou um Centro de Artes, que conta com salas projetadas especialmente para receber aulas de Artes Visuais, Teatro e Violão, além de um anfiteatro com capacidade para 80 pessoas. Cezar Tridapalli, coordenador de Midiaeducação, afirma que esses novos espaços eram um sonho antigo e permitirão qualificar em forma e conteúdo as oficinas, ampliando as possibilidades de experimentação da linguagem artística e suas implicações estéticas.

Foi inaugurado também uma sala de exposições que abrigará, semestralmente, mostras artísticas com exposições internas ou externas. Sobre esse espaço, Tridapalli afirma que, mesmo que já façamos parte de uma sociedade das imagens, nem sempre somos competentes para fazer a leitura correta delas: “Um espaço de exposição de artes visuais faz um recorte no tempo e no espaço, convidando-nos a parar, olhar, pensar. Como toda a linguagem artística, ela propõe um jeito enriquecido de ver o mundo, ampliando nossa percepção”.

O diretor do Colégio Medianeira, Pe. Carlos Jahn, comenta que a comunidade escolar será beneficiada com a utilização deste espaço, principalmente quando se leva em conta que um dos propósitos educativos do colégio é a formação integral. “Proporcionar a educadores, professores, turmas ou grupos de alunos a organização de exposições gera competências transversais”, diz Jahn.

Em homenagem a um dos ex-diretores do Colégio Medianeira, falecido em 2014, o espaço de exposição recebeu o nome de Pe. Raimundo Kroth. A exposição de abertura, assinada pelo curador Bruno Ruiz, educador do colégio, se chama Colégio Medianeira: História, Sujeitos, Caminhos e trata de representar um pouco dos 58 anos de instituição. Ruiz conta que navegou em um acervo de mais 5 mil fotografias para chegar nas pouco mais de 80 imagens expostas.

Ao ser perguntado sobre o título da exposição, ele afirma que, “desde o início, o foco esteve sobre acontecimentos e pessoas que contribuíram para alicerçar e desenvolver a instituição. Desde encontros políticos e trabalhos de terraplanagem até atividades mais recentes do Colégio, figuram-se raiz, estrutura e frutos”.

A exposição é aberta à comunidade e está localizada no térreo do bloco D.

Serviço:

Colégio Medianeira: História, Sujeitos, Caminhos
Sala de Exposição Pe. Raimundo Kroth.
Horário de funcionamento: 8h às 16h30.