Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA)
A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) tem o objetivo de preservar a vida e promover a saúde do trabalhador.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Devem constituir a CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento, as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Em resumo, a CIPA constituí um grupo de pessoas de igual número de representantes do empregador e dos empregados que, por meio de inspeções, visitas, trabalhos de conscientização e outros meios, buscam desenvolver o trabalho de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho dos funcionários e, no caso de instituições de ensino, também dos alunos.
Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT)
Instituída há mais de 40 anos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) é uma atribuição da CIPA. Com realização anual, tem o objetivo de promover a prevenção dentro da instituição.
Organizada com base em orientações da então Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho (SSMT), hoje denominada Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST), propõe apresentar aos educadores as diversas técnicas de prevenção de acidentes, com recursos como: palestras, exposição de material de segurança, teatro, gincanas e brindes.
De cunho obrigatório, a campanha deve ser realizada por todas as gestões da CIPA, orientando e instruindo os trabalhadores sobre as questões de riscos relacionados às atividades laborais.
8ª SIPAT
Com uma programação voltada ao bem-estar e à qualidade de vida dos nossos educadores, a 8ª SIPAT aconteceu entre os dias 23 e 27, em uma semana de atividades que abordava desde o incentivo à alimentação saudável com lanche especial, blitz da saúde com ginástica laboral, alongamento e quick massagem, passando pela descontração musical de um karaokê, até a seriedade de um treinamento de incêndio para segurança interna em situações de emergência.
A gestão 2018/2019 da CIPA, composta por: Carlos Henrique Martins Torra Helvig, Simone Carravieri Lisboa Stivalete, Lucas Zimmermann Escumação, Rosiclea Mariano de Camargo, Jessica Fernanda Franco de Oliveira Perusso, Marcia Stella Lina Bastos, Marcos Eduardo Manente Chella, Claudia Loreno Cardoso, Irene Batista Paz Bernardo, Andreia de Fátima Amaral, Marcel Bellizzi e Tiago Soares Machado agradece à participação de todos os educadores!
Gestão CIPA 2019/2020
No dia 11 de outubro de 2019, a nova Gestão da CIPA (2019/2020) tomou posse em uma cerimônia no pequeno auditório do Prédio Administrativo do Colégio Medianeira.
Esta gestão é composta por representantes do Colégio:
Titulares
Carlos Henrique Martins Torra Helvig (Presidente)
Simone Carravieri Lisboa Stivalete
Marcia Stella Lina Bastos
Suplentes
Rosiclea Mariano de Camargo
Rosemar Cordeiro dos Santos
Luiz Felipe da Silva
Representantes Eleitos pelos funcionários:
Titulares
Neucy de Almeida Marques
Laisa Gehlen Schitz
Antonio Leocádio Pimentel Neto
Suplentes
Ilona Kovacs Gomes
Rodrigo Calo Silva
Melissa Gurek de Oliveira