23.02.23

Colégio Medianeira: 66 Anos de aprendizados que superam os desafios do tempo

Entendemos os desafios do mundo e respondemos a eles com inovação, criatividade e protagonismo.

Colégio Medianeira: 66 Anos de aprendizados que superam os desafios do tempo

No dia 24 de fevereiro, celebramos os 66 anos da fundação do Colégio Medianeira. Já temos vários avós que estudaram conosco, trouxeram seus filhos e agora acompanham a rotina escolar de seus netos neste colégio Jesuíta, que é reconhecido há décadas pela excelência humana e acadêmica. Aproximadamente 70 mil estudantes já passaram pelo Medianeira e, ao mesmo tempo, a cada ano, novos estudantes, educadores e famílias ingressam em nossa comunidade educativa, aumentando e fortalecendo a presença da Companhia de Jesus em Curitiba.

Os Jesuítas foram acolhidos na capital paranaense em 1951, há 72 anos, com a chegada do P. Edmundo Henrique Dreher, S.J., que tinha como missão sondar a possibilidade de fundar um estabelecimento de ensino jesuíta na cidade. Começava ali o desejo que originaria o Colégio Medianeira. Com forte ressonância entre as autoridades locais, logo o governador do Estado, na época, Bento Munhoz da Rocha Neto, e a Câmara Municipal de Curitiba se articularam para promoverem a vinda definitiva dos jesuítas com a construção de um colégio.

No dia 24 de fevereiro de 1957, o Colégio Nossa Senhora Medianeira abria suas portas para receber os 188 estudantes matriculados, todos meninos, no Jardim de Infância, no Pré-Primário e nas três primeiras séries do Curso Primário. Alguns anos depois, na década de 70, são abertas vagas para a entrada de estudantes do sexo feminino.

São 66 anos de uma instituição de ensino que permanece viva e se atualizando constantemente para continuar respondendo com coerência e responsabilidade às intensas transformações de cada época, sem nunca abrir mão dos valores que nos trouxeram até aqui. Este é um modo de proceder que está no DNA da Rede Jesuíta de Educação, pois, em seus princípios e valores, nos pede: “criatividade e inovação, pois a tradição jesuíta inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea”. Neste sentido, P. Nereu Fank, S.J., atual Diretor Geral do Colégio Medianeira, afirma: “O colégio precisa ser vivo e estar sempre em movimento, para que faça sentido à vida do estudante de hoje e consiga formá-lo para encarar os desafios com sabedoria durante a vida adulta”.

As atualizações constantes são sempre motivadas pela missão de garantir aprendizagens atualizadas, transferíveis ao dia a dia dos estudantes e que façam sentido em suas vidas para além dos muros escolares. Sem dúvida, os últimos anos foram marcados por muitos desafios para todos nós, ao mesmo tempo, esses anos foram repletos de muito aprendizado, pois descobrimos o quanto conseguimos fazer diferente, melhor, sem renunciar à excelência humana e acadêmica.

Somos um Colégio reconhecido na cidade pela qualidade do corpo docente, pela atualidade do nosso projeto formativo e por um campus com espaços que proporcionam interação, convivências e experiências significativas e para toda a vida. Prof. Carlos Torra, Diretor Acadêmico do Medianeira, afirma que “nesses 66 anos de existência temos sido responsivos aos desafios do contexto e propositivos de uma formação integral e integradora, comprometida com a excelência, com a profundidade intelectual, com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com os valores espirituais e de vida, formando pessoas para agirem no mundo de maneira consciente, crítica e criativa”.

Graças aos investimentos constantes na formação de seus educadores como extensões, especializações, mestrados e doutorados e a qualificação dos ambientes de aprendizagem, o Colégio Medianeira mantém-se inovador na sua metodologia de ensino-aprendizagem. Nos últimos anos, demos passos estratégicos ao implementar uma proposta educativa bilíngue integrada ao currículo, um centro de inclusão, projetos vinculados à arte, tecnologia e à cultura maker, assim como estratégias de ESG, que visam à responsabilidade social e ambiental de toda a comunidade educativa. Henrique Weidlich, Diretor Administrativo do Colégio Medianeira, afirma: “é papel da gestão administrativa de um colégio jesuíta garantir os recursos necessários para que a missão educativa seja realizada com excelência e de maneira sustentável.”

Todo este trabalho resulta no excelente desempenho acadêmico dos nossos estudantes, que pode ser visto nas principais universidades nacionais e internacionais. São ótimas colocações em diversos cursos e instituições de renome, como UFPR, USP, UFSC, UEPG, e PUCPR, além de aprovações no curso de Medicina, com excelentes notas no ENEM (redação e áreas das exatas, humanas, linguagens e naturais), e bolsas por mérito acadêmico conquistadas por nossos egressos em universidades norte-americanas e europeias.

No último ano, presenteamos nossa comunidade escolar com a inauguração de um memorial que celebrou os 65 anos da instituição. O espaço é uma homenagem aos milhares de estudantes, famílias e educadores que já passaram por esta unidade educativa jesuíta, preservando a história e mantendo viva e pulsante a capacidade de pensar, formar, reimaginar e realizar futuros.

No aniversário de 66 Anos, temos a oportunidade de conectarmos tradição e inovação, mas também de reconectarmos estudantes, sempre-alunos, pais e público interno. Pensando nisso, com o projeto “Sempre Medianeira”, disponibilizamos memórias, em uma plataforma, daqueles que fizeram e fazem parte da nossa história e que seguem sendo lembrados com carinho por nós e por antigos colegas. Lá, você pode fazer seu cadastro e reencontrar amigos da sua época de estudante.

Colégio Medianeira: 66 Anos de aprendizados que superam os desafios do tempo.