22.07.21

Colégio Medianeira celebra Semana Inaciana

Atividades oportunizarão o conhecimento sobre a vida e obra de Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

Colégio Medianeira celebra Semana Inaciana

Entre hoje e 1º de agosto, o Colégio Medianeira, integrante da Rede Jesuíta de Educação (RJE), celebra a Semana Inaciana, com atividades que oportunizarão o conhecimento acerca da vida e da obra de Inácio de Loyola (23 de outubro de 1491 – 31 de julho de 1556), fundador da Companhia de Jesus. Em 2021, também celebramos os 500 anos de sua conversão.

Iniciamos as comemorações da Semana Inaciana no  sábado (24), com duas Missas de Crisma, às 10h e às 16h. A Crisma – ou a Confirmação –  é um sacramento em que o fiel recebe, através da ação de um líder religioso, uma unção com o Crisma (óleo). Trata-se de um rito que invoca o Espírito Santo e consiste na Confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, por meio da qual o fiel é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras. No domingo (25), tivemos a terceira Missa de Crisma, às 10h. Ao longo da semana, acontecerá a ação Minutos com Santo Inácio, todos os dias no primeiro horário de cada turno, guiada pelo Padre Agnaldo Duarte.

A Pausa Inaciana, momento de meditação e reflexão inspirado pelos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, e que acontece toda quarta-feira, às 18h30, terá a participação especial do padre Roberto Barros Dias, S.J. O tema da Pausa, “cuidar é uma decisão ética e espiritual”, buscará trazer à nossa comunidade a importância do modelo de Santo Inácio para os dias atuais, além de proporcionar um momento formativo único.

Entre ontem (26) e hoje, a Pastoral realiza uma ação de plantio de mudas de diversas espécies no bosque do Colégio juntamente com os estudantes. No dia 30, será promovido a exibição do filme Santo Inácio de Loyola, do diretor Paolo Dy. A projeção acontecerá na Capela Nossa Senhora Medianeira.

No dia 31, Dia de Santo Inácio, o Colégio organizará uma tarde de oração e o Lucernário, ofício celebrado durante o período da noite, à luz de velas, e também importante ocasião para relembrarmos e agradecermos todas as vivências. A tradicional missa de domingo, de 1º de agosto, será toda dedicada a Santo Inácio e seu exemplo.

Vida & obra

Santo Inácio de Loyola nasceu no Castelo de Loyola, em Azpeitia, região basca ao norte da Espanha, em 1491. Filho de família cristã da nobreza rural e caçula de 13 irmãos, foi batizado como Íñigo López e, mais tarde, mudou seu nome, passando a assinar Inácio.

Em 1506, quando tinha 15 anos, colocou-se a serviço de Juan Velázquez de Cuéllar, ministro do Tesouro Real, durante o reinado de Fernando de Aragão. Aos cuidados de seu protetor, recebeu formação para aprimoramento de sua cultura. Tornou-se um exímio cavaleiro, mostrando sua inclinação pelas aventuras militares.

Em 20 de maio de 1521, ao tentar proteger a Pamplona (capital de Navarra) dos invasores franceses, Inácio foi ferido por uma bala de canhão que, além de partir sua perna direita, deixou lesões na esquerda. O grave ferimento foi fundamental para uma mudança radical que aconteceria em sua vida e o início de seu contato com Cristo.

Em 15 de agosto de 1534, na capela de Montmartre, em Paris, Inácio e seis companheiros (Francisco Xavier, Pedro Fabro, Afonso Bobadilha, Diogo Laínez, Afonso Salmeirão e Simão Rodrigues) fizeram votos de dedicação ao bem da humanidade, imitando Cristo, peregrinando até Jerusalém e, caso não fosse possível, apresentando-se ao Papa, com o objetivo de se colocar à disposição do Pontífice. Um ano depois, os votos foram renovados por eles e mais três outros companheiros (Cláudio Jaio, João Codure, Pascásio Broet).

Por meio da bula Regimini militantis Ecclesiae, a Companhia de Jesus (em latim, Societas Iesu, S. J.) foi aprovada oficialmente pelo Papa Paulo III, em 27 de setembro de 1540. No ano seguinte, Inácio foi eleito o primeiro Superior Geral da Ordem, passando a viver em Roma. Em 31 de julho de 1556, muito debilitado, Inácio morreu em Roma. Sua canonização aconteceu em 12 de março de 1622, pelo Papa Gregório XV.

 

Ícone - Rematrícula
Rematrícula
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo