24.02.21

Colégio Medianeira completa 64 anos 

Com mais de seis décadas de tradição e de cultivo dos valores jesuítas, formamos gerações com educação de excelência.

Colégio Medianeira completa 64 anos 

Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, o Colégio Medianeira, integrante da Rede Jesuíta de Educação, celebra seus 64 anos de presença pedagógica em Curitiba. Sob o compromisso de formar estudantes competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos e de fazer do mundo um lugar mais justo e solidário, buscamos promover educação de excelência e transformar vidas e realidades.

Com mais de seis décadas de tradição e de cultivo dos valores jesuítas, formamos muitas gerações, que não esquecem da importância do Medianeira em sua formação. A história da família Motta com a educação jesuíta, por exemplo, começou em 1971, quando Carlos ingressou no nosso Colégio: “Aqui sempre foi o meu segundo lar. Quis transmitir para os meus filhos tudo que eu recebi”, reconhece, emocionado. As filhas Rafaela e Daniela também guardam lembranças inesquecíveis de educadores queridos e amizades que duram até hoje. Pedro, Davi e Henrique, netos de Carlos, também estudam conosco, construindo novos laços, histórias e aprendizados para a vida.

A família Valle tem uma longa história afetiva com o Medianeira. Hudson foi o primeiro a estudar no Colégio e recorda com saudades dos tempos de estudante. “Fiz grandes amizades, para a vida toda. A minha formação foi muito boa, onde aprendi a respeitar os outros e a pensar de modo autônomo”, declara. Seu filho Tom foi matriculado no Colégio bem pequeno e também lembra de nós com muito carinho. “Estabeleci grandes relações de proximidade, além de todos os resultados acadêmicos que tive estudando aqui. Quero que os meus filhos também tenham acesso a isso”. Sua irmã Mirelle acredita que o Medianeira é um colégio que realiza a sua proposta pedagógica. “Aqui realmente se ensina a ser para os demais”. Jeferson, o filho mais novo de Hudson, hoje na faculdade, destaca o acesso que teve aos projetos de pesquisa desde o Fundamental II. “É muito importante para a minha vida acadêmica toda a experiência de pesquisa que tive no Medianeira”, reforça. Os netos Isabela, Thiago e Mateus, a terceira geração da família Valle no Medianeira, estão todos na Educação Infantil. “O Medianeira prepara para a vida”, completa o avô Hudson.

A história do Tiago Andrade e da Talita com o Colégio Medianeira está prestes a iniciar um novo ciclo. A filha Helena, de seis anos, irá entrar no 1º Ano do Fundamental 1. “Queremos que ela tenha grandes memórias, como eu”, afirma Thiago, que começou a estudar muito pequeno no Medianeira e cursou até o fim do Ensino Médio aqui. Helena irá estudar na mesma sala que o pai estudou.

Todos os irmãos do Tiago também estudaram no Medianeira: “Inclusive, meus amigos da vida são todos daqui. São relacionamentos e amizades que permanecem até hoje”, relembra. Talita não estudou no Medianeira, mas desenvolveu um carinho especial pelos valores da Companhia de Jesus. Ela está grávida e já faz planos para a pequena Isa, que irá estudar conosco também. “É um Colégio acolhedor. Quero dar às nossas filhas a oportunidade de uma boa educação”, planeja.

Para Fernando Guidini, diretor acadêmico do Colégio, a base do projeto pedagógico é o constante perguntar pelo melhor. “Somos uma instituição inquieta, que envolve as pessoas, faz perguntas e lê o mundo da vida, sistematizando aprendizagens que tenham relação com a existência de cada um dos nossos estudantes. Isso promove pertencimentos, gera identidades e transforma pessoas. De geração em geração, criamos vínculos permanentes. Preocupamo-nos com o local, e também educamos na cidadania global.  Considero a proposta pedagógica da Companhia de Jesus de extrema atualidade, e o Colégio Medianeira está preparado para responder aos desafios das aprendizagens deste século 21. Quero agradecer a essa cidade que nos acolheu: obrigado, Curitiba. Igualmente, somos gratos às milhares de famílias que, ao longo desse tempo, nos escolheram como segundo lar para educar o seu bem mais precioso, e que diariamente contribuem para que respondamos com excelência ao objetivo que nos propomos ”, define Guidini.

São histórias como essas que nos enchem de orgulho pelos 64 anos do Colégio Medianeira e que nos inspiram a seguir em busca de aprendizagens que engrandeçam e nos conectem aos valores jesuítas.

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Matrículas 2021
Matrículas 2021

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo