29.10.19

Colégio Medianeira promove a experiência do Inglês no exterior

Em parceria com a Talken English School e a Stetson University, o Colégio Medianeira promove o estudo da Língua Inglesa fora do Brasil.

O Programa Global Citizenship/2020 é promovido por meio da parceria entre três instituições referência em seus campos de atuação: o Colégio Medianeira, a Talken English School e a Stetson University

Quando o assunto é o aprendizado de um idioma, a imersão nos aspectos básicos e na cultura global da língua são fundamentais. Dentre as cerca de sete mil existentes, o Inglês se destaca como a língua mais conhecida do planeta. São 360 milhões de falantes nativos e a quantidade de pessoas que utilizam o Inglês como segunda língua chega a um bilhão atualmente.

O Inglês é um idioma universal, que permeia grande parte das relações interpessoais pelo mundo, intensificando a comunicação entre diferentes sujeitos e auxiliando na promoção da cidadania global.

Nesse cenário, seja desde os primeiros anos da vida acadêmica, seja em uma época mais avançada nos estudos regulares, a imersão no idioma e no contexto estrangeiro se faz essencial como forma de ampliar as possibilidades de interação com o outro e, consequentemente, com novas maneiras de compreensão da diversidade global bem como de autocompreensão.

Consciente disso, o Colégio Medianeira estabelece parceria com a Talken English School para o aperfeiçoamento da Língua Inglesa por meio de um Programa de Imersão na Stetson University, com o objetivo maior de aprofundar a discussão acerca de uma educação para a cidadania global, da formação de lideranças para e com os demais, do trabalho em equipe e outros aspectos que serão abordados por professores da Stetson University in-loco.

Em julho de 2020, os estudantes que tenham terminado o 9º ano do Ensino Fundamental e a 1ª série do Ensino Médio em 2019 e que estiverem matriculados no Medianeira em 2020, poderão participar do programa que certificará os estudantes com a chancela da Stetson University, Talken English School e do Colégio Medianeira.

A Talken

A Talken English School proporciona inglês fluente aos estudantes que terminam o curso nas escolas do Brasil. Sabemos que parte desse processo envolve, além do ensino do inglês autêntico e de qualidade, o aprendizado e a vivência da cultura de países onde o inglês é a língua oficial.

Em tempos multiculturais, a língua inglesa torna-se instrumento fundamental para a compreensão e respeito da diversidade. Além dos cursos no Brasil, a Talken/USA oferece programa internacional em convênio com a Stetson University há 30 anos, sendo aprimorado desde então.

A Stetson University

A Stetson University, fundada em 1883, alia a tradição de uma das mais antigas universidades dos Estados Unidos a um projeto institucional que é referência mundial na área de business, música e arte, além de estar posicionada no topo do ranking entre as melhores escolas de direito do país.

O Campus principal está localizado a 40 minutos de Orlando, na segura cidade universitária de DeLand, uma das mais antigas do Estado da Flórida, com história pulsante em museus, nas belíssimas casas do início do século XX, em seu teatro Athens e nos prédios públicos desta cidade que é a capital do condado de Volusia.

Importantemente para a consolidação da parceria com o Medianeira, a universidade destaca sua missão de maneira convergente com os valores prezados pelo Colégio: “proporcionar uma educação de excelência em uma comunidade criativa onde o aprendizado e os valores se encontrem, promovendo nos alunos as qualidades de mente e coração que os prepararão para atingir seu pleno potencial como cidadãos das comunidades locais e do mundo.”

Nessa perspectiva, durante as 3 semanas do programa, os estudantes experienciam a vivência no campus de uma universidade americana de excelência, em apartamentos típicos para estudantes universitários. Os jovens são separados em diferentes alas – feminina e masculina – e a estadia é 100% acompanhada por professores e orientadores da Talken e do Medianeira, que se hospedam no mesmo local, monitorando toda a rotina de estudos, convivência e lazer dentro e fora do campus, sem deixar de dar espaço para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

As aulas regulares acontecem de segunda a sexta-feira, com três horas e meia de duração, no período da manhã. À tarde são programadas aulas com professores da Stetson, conforme currículo construído em parceria com as equipes das instituições ofertantes, além de atividades extraclasse como práticas esportivas, culturais e sociais realizadas dentro e nos arredores do campus.