Colégio Medianeira conquista 1º lugar no ENEM 2024 entre escolas do Paraná e Curitiba

O Colégio Medianeira alcançou o 1º lugar no ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 entre as escolas do Paraná e de Curitiba com mais de 100 estudantes na 3ª série do Ensino Médio. O desempenho do Terceirão Kronos confirma o protagonismo do Colégio no cenário educacional e reforça o compromisso com a excelência acadêmica e humana.
Desde 2013, o Colégio apresenta crescimento consistente no ENEM, com destaque especial para as provas de redação, área em que os estudantes têm conquistado notas de excelência. O resultado de 2024 é fruto de um trabalho que combina preparação sólida, acompanhamento pedagógico e incentivo ao pensamento crítico.
O Diretor Acadêmico, Carlos Torra, ressalta que os resultados externos refletem a formação de um corpo docente qualificado em todas as etapas de ensino, além da tradição e inovação características da pedagogia inaciana. “Nosso projeto pedagógico, inovador e enraizado em cinco séculos de missão educativa da Companhia de Jesus, integra pesquisa e investigação em diferentes campos do saber, formando um olhar científico capaz de buscar soluções viáveis para os desafios do mundo, sempre orientado por valores de vida, justiça e cuidado mútuo”, destaca.
Ele lembra ainda que dar voz ao estudante é parte fundamental do trabalho educativo, valorizando o protagonismo dos jovens e desenvolvendo o pensamento crítico. “Avançamos de forma consciente em uma inovação pedagógica que oferece aos estudantes, sobretudo do Ensino Médio, autonomia intelectual, acompanhada de uma mediação atenta e permanente dos nossos professores”.
Redação do ENEM
A redação do ENEM é considerada um dos maiores desafios do exame, exigindo não apenas competência técnica e domínio da norma culta, mas também repertório teórico amplo e a capacidade de propor soluções para questões sociais, ambientais, econômicas e culturais. Muitos estudantes encaram esse momento com ansiedade, conscientes da importância da prova para sua trajetória acadêmica, mas também da complexidade envolvida na elaboração de textos que demonstrem pensamento crítico e profundidade de análise.
Torra afirma que a boa performance dos estudantes na redação evidencia a profundidade formativa do projeto pedagógico do Colégio Medianeira. “Esse resultado é fruto de um processo que alia acompanhamento próximo e individualizado a atividades de debate temático, sempre vinculadas ao contexto e aos desafios contemporâneos. Além disso, a prática contínua de produções escritas, acompanhada de devolutivas qualificadas, fortalece a maturidade crítica e o domínio expressivo de cada estudante”, lembra.
Articulando teoria, pesquisa e experiências práticas, o Colégio Medianeira forma muito além do ENEM. “Os estudantes desenvolvem a capacidade de formular intervenções viáveis e propor soluções reais, construindo competências acadêmicas e profissionais para a vida. Assim, cada estudante é chamado a alcançar o seu máximo potencial: o nosso Magis, em todas as dimensões da vida. Este é o compromisso inegociável que assumimos como educadores do Colégio Medianeira”, conclui o diretor.
Relato dos estudantes
Sempre-alunos do Terceirão Kronos compartilharam suas experiências de preparação para o ENEM, revelando desafios, aprendizados e estratégias que os ajudaram a alcançar resultados de destaque. Nos vídeos abaixo, você poderá conhecer um pouco mais das trajetórias de Luara, Leopoldo e Maria Fernanda.