10.05.22

Colégio Medianeira inaugura memorial

Um espaço para celebrar e homenagear os 65 anos da instituição.

Colégio Medianeira inaugura memorial

No dia 07 de maio de 2022, o Colégio Medianeira presenteou sua comunidade escolar com a inauguração de um memorial que celebra os 65 anos da instituição. Uma homenagem aos milhares de estudantes, famílias e educadores que já passaram por esta unidade educativa jesuíta, preservando a história e mantendo viva e pulsante a capacidade de pensar, formar e reimaginar futuros.

A inauguração do memorial busca evidenciar para as gerações mais novas o quão rica é a história do Medianeira para Curitiba, além de apresentar suas raízes com a tradição em inovar da Companhia de Jesus. “O memorial expressa as nossas marcas pedagógicas, nossos paradigmas, e a nossa maneira de formar pessoas competentes academicamente, intelectualmente profundas e também sensíveis humanamente. São momentos de memórias do passado que nos lançam para um futuro de muita esperança”, diz Carlos Torra, Diretor Acadêmico do Colégio Medianeira.

O arquiteto, Bruno Ronchi, e o curador, Levis Litz, relatam que o maior desafio no espaço foi a pesquisa e seleção do que expor ao público, diante de um acervo tão rico e variado de peças, filmes e histórias para contar. “O memorial buscou reforçar a ideia de passado, presente e futuro, pois você consegue viajar através das palavras, das fotografias, das peças e das histórias ali contadas”, relata Levis Litz, curador.

A ideia de fazer um memorial que não fosse um ambiente estático vem do ideal de renovação e inovação, e não apenas com itens antigos, mas também com as novas histórias que virão. Bruno Ronchi conta que pensar assim é trazer um ponto bem diferente para a obra, pois instiga uma curiosidade, além disso, Bruno relata que “tudo foi muito pensado! Desde onde cada coisa ia ser colocada até como íamos guardar cada documento, cada item histórico, e como isso seria apresentado para o público”. O arquiteto ainda complementa que “por ser um espaço que está sempre sofrendo alterações, o memorial nunca estará de fato finalizado”.

O significado da entrega desse ambiente, para o Colégio Medianeira e para todos da comunidade educativa, é a marca de um comprometimento coletivo. O Diretor Acadêmico, Carlos Torra, afirma ainda que o memorial é como uma sala de aula dinâmica, pois nesse espaço é possível ver todo o processo, o cuidado e a concretização dos valores e da educação jesuíta.

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo