01.02.22

Colégio Medianeira mantém a tradição viva de educar para o presente e o futuro

O legado de cinco séculos dos jesuítas inspira um projeto educativo atualizado e comprometido com a cidadania global.

Colégio Medianeira mantém a tradição viva de educar para o presente e o futuro

A família que escolhe um colégio jesuíta para os seus filhos está investindo nos cinco séculos de tradição, segurança e inovação que a Companhia de Jesus tem na missão com a educação. Afinal, os jesuítas estão habituados com ambientes complexos e de intensa transformação, pois, desde o período renascentista e presente em mais de 70 países, formam cidadãos globais para responderem com responsabilidade e ousadia aos desafios de seu tempo.

Em Curitiba há 65 anos, o Colégio Medianeira é a instituição jesuíta da capital paranaense. Somos reconhecidos por gerações de famílias pela excelência acadêmica, mas sem abrir mão de um ambiente acolhedor que zela pela formação humana das crianças e jovens. Preparar para o vestibular faz parte, mas o objetivo final não é apenas este, pois a formação é para um projeto de vida, no qual o estudante precisará saber articular três dimensões do aprender: cognitiva, socioemocional e espiritual-religiosa. Desta forma, a Companhia de Jesus tem conseguido formar gerações de pessoas conscientes sobre os desafios do mundo e agentes de transformações.

Atualização do modo de ensinar e aprender

Em resposta às aceleradas transformações sociais, a Rede Jesuíta de Educação pede aos seus colégios: “criatividade e inovação, pois a tradição jesuíta inspira abertura e ousadia para construir projetos e processos que respondam aos desafios da sociedade contemporânea”. O processo de atualizações das práticas pedagógicas é necessário, pois é motivado pela missão de garantir aprendizagens significativas para os estudantes e que façam sentido em suas vidas, ultrapassando os muros escolares.

“O colégio precisa ser vivo, estar sempre em movimento, para que faça sentido à vida do estudante hoje e também consiga formá-lo para encarar os desafios com sabedoria durante a vida adulta” afirma P. Nereu Fank, S.J., diretor-geral do Colégio Medianeira.

Graças a investimentos constantes na formação de seus educadores, como extensões, especializações, mestrados e doutorados, o Colégio Medianeira consegue manter-se atualizado. Por exemplo, nos últimos cincos anos, demos passos estratégicos ao implementar uma proposta educativa bilíngue integrada ao currículo, um centro de inclusão, oferecer novas atividades voltadas à tecnologia e à cultura maker, assim como estratégias de ESG, que visam à responsabilidade social e ambiental de toda a comuni-dade educativa.

Vestibulares de inverno e verão. Erico foi o 1º lugar do curso de Engenharia Elétrica e também 1º lugar geral da tradicional universidade paranaense.

Matrículas abertas para 2022

A equipe pedagógica do Colégio Medianeira está pronta para acolher sua família. Entre em contato conosco, agende uma visita e conheça pessoalmente um projeto educativo sólido, com corpo docente altamente qualificado, inserido em um campus de 144 mil m², unindo tradição, inovação e afeto. São gerações de famílias que reconhecem o Colégio Medianeira como um centro de aprendizagem de excelência que prepara os estudantes muito além dos vestibulares. Formamos para os desafios da vida.