01.07.21

Colégio Medianeira oferece Escuta Pastoral para pais e estudantes

O Medianeira proporciona acolhida individual, gratuita e reservada para quem quer conversar ou desabafar.

Formar cidadãos com base nos valores humanos, éticos e solidários ultrapassa as barreiras das aprendizagens tradicionais. No Colégio Medianeira, priorizamos a formação integral dos estudantes por intermédio do acolhimento, do diálogo e da valorização da identidade de cada indivíduo. Por isso, oferecemos para eles, seus familiares e toda a comunidade escolar a Escuta Pastoral.

Trata-se de um espaço de acolhida individual, gratuito e reservado criado para crianças, jovens e adultos que queiram conversar ou desabafar. Sua função é ouvir suas angústias e problemas e auxiliá-los, quando possível, na tomada de decisões.

“A Escuta Pastoral é uma das possibilidades que oferecemos de vivência da espiritualidade, que é uma dimensão fundamental na vida humana. Por isso, ela deve ser valorizada, aprendida e cultivada”, declara o padre jesuíta Agnaldo Barbosa Duarte, coordenador do Centro de Formação Cristã e Pastoral do Colégio Medianeira.

Escuta em tempos de pandemia

A pandemia trouxe grandes impactos às vidas das pessoas, ao cotidiano e às relações sociais. Promover o cuidado e o acolhimento por intermédio da escuta terapêutica é um dos caminhos que encontramos para auxiliar nossa comunidade neste período de distanciamento social.

Por isso, a Escuta Pastoral, que começou de forma presencial, foi adaptada para a versão on-line. Basta se inscrever a partir de uma ficha de inscrição disponibilizada pela Pastoral, marcar um horário e escolher a pessoa da Pastoral com a qual gostaria de conversar via plataforma Teams.

“Nós ajudamos as pessoas no processo de pensar a própria existência. Estamos utilizando a tecnologia para continuar realizando as escutas e para nos manter unidos com os estudantes e suas famílias”, esclarece o padre Agnaldo.

“Com ela, nós queremos facilitar uma reflexão pessoal e profunda sobre a situação que estamos vivendo, olhando para a realidade com esperança e solidariedade”, define o religioso.

Agora que você sabe mais sobre a Escuta Pastoral, queremos reiterar o convite para que você e sua família utilizem esse serviço que oferecemos com tanto carinho.

Aproveite e leia também sobre a importância da formação humana no nosso blog!