16.05.22

Educadores do Medianeira participaram da peregrinação Inaciana

Em comemoração pelos 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, todos os Colégios da RJE promoveram uma atividade rica de significado e reflexão.

Educadores do Medianeira participaram da peregrinação Inaciana

Inspirados pelo Ano Inaciano, que celebra os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, todos os Colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE) do Brasil realizaram em suas comunidades uma peregrinação orante. No Colégio Medianeira, a peregrinação, aconteceu no CEA (Centro de Educação Ambiental), localizada em Piraquara – PR, e os educadores percorreram uma trilha que saiu da Residência principal, passou pelo lago e voltou pela estrada adjacente à propriedade.

Santo Inácio de Loyola é conhecido como “O Peregrino”, um ser caminhante não só do terreno por onde andava, mas por entender que os passos iam além das trilhas terrenas, com o trajeto necessário sendo no coração. Pensando nisso, a peregrinação teve como foco lembrar que, para Inácio, o caminhar não é apenas andar e, sim, algo mais profundo e de reflexão.

P. Nereu Fank, S.J., jesuíta e diretor geral do Medianeira, explica que Santo Inácio peregrinou por regiões geográficas intensas e extensas pela Europa, mas também viveu toda uma experiência do seu mundo interior que foi revelando descobertas. “O Colégio Medianeira, como uma forma de aderir ao espírito da companhia de Jesus, consegue trazer para os nossos educadores, por meio de uma caminhada, um conhecimento espiritual. Por mais que tenhamos experiências rompantes em nossa vida, todas elas requerem uma assimilação e a peregrinação serviu para isso”, relata o jesuíta.

O serviço de pastoral de cada colégio da RJE ficou responsável por montar e elaborar todos os passos que seriam dados nessa peregrinação, e no Medianeira o envolvimento da Direção também foi muito importante. O educador do Centro de Formação Cristã e Pastoral, Luiz Felipe, conta que “foi desafiador, mas com o apoio e a empolgação da Direção, a gente sentou e organizou e, principalmente, pensamos em pontos de reflexão que tinham a ver com o espaço que nós estávamos”, e complementa, “há momentos na correria do dia a dia do trabalho que a gente não consegue conversar uns com os outros, não temos tempo para rir e interagir. Então, por ter sido apenas com educadores, nós intercalamos momentos de conversa, de oração, de contato com a natureza, de diversão e isso foi maravilhoso”.

O ano de conversão de Santo Inácio evidencia que a reflexão se faz necessária a todo momento, fazendo-se presente com seu exemplo de agradecimento e contemplação à natureza. A educadora, Jessica Perusso, conta que desde o momento que entrou no Medianeira ela vem se transformando: “a peregrinação serviu para aflorar aquilo que ainda está aberto no meu coração e, por meio da revisitação constante da minha bala de canhão, eu posso ir atrás de respostas”.

O Colégio Medianeira orgulha-se de fazer da Companhia de Jesus e de promover o caminhar, o peregrinar, que para Inácio não é um mero ir e andar, como um turista, mas algo qualitativo. Olha o caminho com esperança, com paciência e evita maltratar os limites, sempre com comunhão com a maneira de Deus olhar o mundo.

Que venham novas peregrinações inacianas!

Ícone - Rematrículas
Rematrículas
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo