Colégio promove remodelação do parque do Medianeirinha
Melhorias estruturais buscam explorar todas as dimensões do Mapa de Aprendizagens.
O Colégio Medianeira preparou uma surpresa para o retorno às aulas da Educação Infantil: a reformulação do parque do Medianeirinha. Após diversas obras de melhoria estrutural, o novo parque busca explorar as diferentes linguagens, texturas e sentidos, promovendo experiências sensoriais, corporais, afetivas, relacionais, estéticas, científicas, artísticas, musicais, entre outras formas de expressão.
Para Katia Sampaio, orientadora de aprendizagem, a reforma do parque é o resultado de inúmeras pesquisas sobre a infância e os espaços de aprendizagem. “É a realização de um sonho. Entendemos que a concepção de parque na Educação Infantil é um espaço que promova diferentes aprendizagens envolvendo diferentes linguagens”, define Katia.
Uma das principais preocupações do novo espaço é o de aproximar as crianças da natureza. “Buscamos o conceito de renaturalização do espaço. Quanto mais próximos as crianças estiverem desta ideia, melhor poderão entender a relação de interdependência entre os seres humanos e a natureza”, defende a orientadora.
O parque atualmente dialoga efetivamente com a concepção de criança, infância e Educação Infantil promovidas pelo Colégio Medianeira em seu Mapa de Aprendizagens. “É um espaço em que as experiências físicas, sensoriais, estéticas, cognitivas e relacionais aconteceram e são de grande importância para o desenvolvimento integral da criança. Este espaço irá proporcionar que as crianças e adultos coloquem em ação seus recursos e estratégias de relação com o meio, com os objetos de conhecimento e com o outro, a fim de atribuir significados às experiências vividas”, completa Katia.