01.12.21

Comunicado Mensal da Direção

Comunicado da Direção sobre alguns direcionadores para o fim de 2021 e o início de 2022.

Prezados pais e responsáveis,
Iluminados pela esperança trazida com o início do Advento do Natal, novamente desejamos que a saúde e a paz estejam presentes nos lares de vocês. Sejamos gratos pela vida e aprendizagens que tivemos no decorrer deste ano, sempre reimaginando como sermos pessoas melhores e dispostas a ajudar os outros. Isso é ser magis, conceito basilar da Companhia de Jesus.

Alguns direcionadores para o fim de 2021 e o início de 2022:

– Encerramento do ano acadêmico: seguem as principais datas para a organização de todos. Detalhes serão encaminhados via ClipEscola pela equipe pedagógica de cada série.

• 16/12: celebração de encerramento do Terceirão.
• 17/12: celebração de encerramento do 9º ano.
• 17/12: último dia letivo com estudantes.
• 22/12: fim do semestre.
• 22/12: divulgação do boletim (Portal) e da lista de aprovados (Moodle).

– Proposta Acadêmica 2022 e atualizações no Colégio Medianeira: atentos às aprendizagens dos nossos estudantes, organizamos a proposta acadêmica 2022 acentuando ainda mais o trabalho com os campos de experiência na Educação Infantil. Para o Ensino Fundamental, apresentaremos uma proposta curricular totalmente atualizada, com ênfase sobre as mediações pedagógicas. Já no Ensino Médio, o foco é a implantação do projeto do novo Ensino Médio. Para essas projeções, consideramos
os desafios e possiblidades ocasionados pelos dois anos de pandemia, além do trato equilibrado nas três dimensões do aprender, quais sejam: cognitiva, espiritual-religiosa e socioemocional. E para melhor atender nossos estudantes neste novo ano acadêmico, faremos algumas obras pelo nosso
campus, atualizando ambientes de aprendizagens na Educação Infantil, espaços do 1º ano do Ensino Fundamental, bloco do Terceirão e inaugurando um Memorial em homenagem à história do Colégio
em Curitiba. Não há maneira melhor de começarmos 2022, o ano que celebraremos os 65 anos do Medianeira, senão incluindo a renovação de alguns espaços para valorizar ainda mais um projeto educativo comprometido em manter-se atual para os desafios futuros. E falando em atualização, clique aqui e veja a matéria que preparamos para você.

– Rematrícula: agradecemos por todas as famílias que já concluíram o processo de rematrícula e garantiram sua vaga para o novo ano acadêmico, demonstrando novamente confiança em nosso projeto educativo, o que nos motiva e dá segurança na organização de 2022. Para aquelas famílias
que ainda não efetivaram a rematrícula, pedimos que o façam o quanto antes. Relembramos que as orientações estão disponíveis no site. Para quem ainda tem dúvidas ou algum impedimento, procure a secretaria.

– Atividades de contraturno 2022 (Esporte e Cultura): na próxima semana, será enviada uma breve pesquisa on-line via ClipEscola para as famílias responderem sobre quais atividades de contraturno seus filhos têm interesse para o próximo ano. É muito importante a participação de todos!

– Ano Acadêmico 2022: para melhor organização de todos, trabalhamos na expectativa do modelo 100% presencial para todos os estudantes, e prosseguimos atentos à legislação. Caso tenhamos alguma determinação legal sobre o ensino remoto ou híbrido, estamos preparados para atender
com segurança, garantindo a aprendizagem dos estudantes.

– Início das aulas:

• 14/2: 2º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
• 15/2: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.
• Lista de Materiais 2022: disponível em nosso site. Clique aqui para consultar.

Por fim, reforçamos nosso agradecimento pela caminhada que fizemos no decorrer de dias, semanas e meses tão desafiadores e ricos em aprendizagens, sempre pautada pelo diálogo e confiança mútua. E que na preparação do Natal de Senhor Jesus Cristo, possamos renovar nossa
certeza em dias melhores, na vivência e partilha daquilo que somos, a serviço da vida.

Um excelente terceiro trimestre,
Direção do Colégio Medianeira.