01.09.21

Comunicado Mensal da Direção

Comunicado da Direção sobre alguns direcionadores para o mês que inicia.

Prezados pais e responsáveis,
Agosto foi um período repleto de experiências e aprendizagens. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, nossos estudantes vivenciaram um mês de finalização trimestral, com inúmeras entregas acadêmicas. Somos gratos por tudo, certos de que setembro será ainda mais intenso. Igualmente, em agosto, a Igreja Católica fez memória das Vocações. Em nossa proposta pedagógica, a constituição de um projeto de vida é fio condutor das práticas do currículo. Trabalhamos para que nossos estudantes pautem a sua vida no
serviço aos demais, embasados em valores evangélicos. Como nos ensina o documento Colégios Jesuítas: uma tradição viva no século XXI, “os Colégios Jesuítas são comprometidos com a aprendizagem para toda a vida”, e caminhar com os estudantes na sua escolha vocacional é nossa tarefa como educadores.

Destacamos alguns direcionadores para o mês que inicia:

Finalização trimestral e recesso de setembro
Concluiremos o segundo trimestre letivo em 3 de setembro. Dentre os dias 6 a 10 de setembro faremos uma merecida pausa, com recesso escolar para todos os estudantes e educadores, conforme já anunciado em comunicados anteriores. Durante este período, não haverá expediente administrativo. O terceiro trimestre terá início em 13 de setembro, com término previsto para 22 de dezembro, com a divulgação dos aprovados. Pedimos que consultem no Moodle/ClipEscola a organização da série para a semana de retorno. Para conferir o calendário acadêmico, clique aqui.

Rodízios de estudantes e ocupação do espaço escolar
Desde meados de agosto, o Colégio foi adaptado para atender à determinação da Resolução SESA Nº 735/2021, Art. 41, em relação ao distanciamento interno entre pessoas. Atentos ao contexto, o Comitê de Crise tem pautado suas decisões em evidências advindas da comunidade interna e externa, atendendo à segurança dos que transitam em nosso espaço escolar. Agradecemos pelos retornos que recebemos de inúmeras famílias, estudantes e educadores, atentos ao bom clima, à segurança e à vida, sempre nos auxiliando a qualificar ainda mais o nosso projeto. Frente ao exposto, afirmamos que toda e qualquer alteração na composição de turmas e ocupação dos espaços será pautada em dados e em observância à Lei, e a comunicação será feita pelo Orientador de Aprendizagem. Como temos feito mensalmente, pedimos atenção às normas do nosso Protocolo Sanitário, disponível em nosso site.

Retomada parcial das atividades esportivas
Conforme exposto em comunicado anterior, o Colégio Medianeira retomará as atividades esportivas, com a oferta de quatro modalidades. Nossa comunicação tem atuado de maneira estratégica, levando ao conhecimento de todos vocês aquilo que estamos propondo até o final deste ano acadêmico. O início das atividades está previsto para 13 de setembro. Nossa equipe do Centro de Esportes elaborou um Protocolo Sanitário específico para o desenvolvimento dessas atividades, já com a aprovação do nosso médico infectologista. Tendo feito a matrícula, o responsável acadêmico receberá o Protocolo, o qual deverá ser observado durante o período de execução das aulas de esporte. Para fazer a inscrição, clique aqui.

Matrículas e rematrículas 2022
A Direção informa que o Colégio Medianeira deu início ao processo de matrículas e rematrículas 2022 em 25 de agosto. Convidamos cada um de vocês a retomarem o vídeo institucional, no qual expomos a linha norteadora da proposta acadêmica do Medianeira para o próximo ano, com resposta local aos desafios e às oportunidades impostas pela COVID-19. Agradecemos pela confiança em nosso projeto, pela adesão e pelo pertencimento à nossa proposta, e lhes convidamos a responderem a nossa pesquisa sobre intencionalidade de rematrícula/turno para 2022 clicando aqui. Temos a certeza de que, aqui no Medianeira, os seus filhos estarão no lugar certo, hoje e amanhã.

Setembro é o mês da Bíblia. Rezemos juntos para que a Palavra de Deus continue sendo luz em nosso caminho, certos de que o Senhor nos acompanha, guia e protege em todos os momentos da nossa vida. Também nesse mês, elevemos uma prece de ação de graças pelo testemunho de inúmeros pais, mães, estudantes e educadores que, nesta pandemia, vivenciam a Palavra no testemunho da sua vida diária. Que a Mãe Medianeira interceda por todos junto ao seu filho Jesus, animando-nos a seguir adiante, no caminho do bem e em contínuo discernimento.

Um excelente segundo semestre,
Direção do Colégio Medianeira.