01.12.23

COMUNICADO TRIMESTRAL DA DIREÇÃO

Confira o comunicado com alguns direcionadores e atividades do Colégio Medianeira.

Iluminados pela esperança trazida com o início do Advento do Natal de Jesus, desejamos que a saúde e a paz estejam presentes nos lares de vocês. Sejamos gratos pela vida e aprendizagens que tivemos no decorrer deste ano, tempo rico em interações, compartilhamento de saberes e de vida vivida com/para os outros. Isso é ser Magis, prática formativa basilar para a Companhia de Jesus.

Damos a conhecer à nossa comunidade acadêmica, os direcionamentos para o final de 2023 e início de 2024:

Encerramento do ano acadêmico: seguem as principais datas para a organização de todos. Detalhes serão encaminhados via ClipEscola pela equipe pedagógica de cada série.

• 01/12 – último dia letivo para o 3ªº.
• 04/12 – Resultado e boletim do 3ªº (no Portal a partir de 11h)
• 04/12 – celebração do 9º ano.
• 05/12 – celebração do 3ªº.
• 6/12 – jantar dançante do 3ªº.
• 12/12 – último dia letivo com estudantes.
• 13/12 – fim do semestre.
• 13/12 – Jantar do 9º Ano.
• 14/12 – divulgação dos resultados/notas finais, via boletim no Portal, às 11h.

Proposta Acadêmica 2024: O Colégio Medianeira, ao longo de 2023, consolidou práticas inovadoras para a aprendizagem integral dos nossos estudantes, considerando nossa visão 2025, que é de sermos um Centro de Aprendizagem Integral Inaciano que educa integralmente para a Cidadania Global. Em 2024, continuaremos qualificando nosso projeto acadêmico, emvista dasinovações pedagógicas, da profundidade do conhecimento nas três dimensões do aprender integral, do acompanhamento cuidadoso, próximo e personalizado dos nossos estudantes via Mapa das Aprendizagens, distintivos estes, do modo inaciano de proceder e fazer educação. Ao mesmo tempo, queremos avançar ainda mais nas práticas pedagógicas sistêmicas para garantir aprendizagens relevantes, significativas, transferíveis e transformadoras, com eco na vivência das aprendizagens dos estudantes desde a Educação Infantil, passando pelo Fundamental 1 e 2, Centros e Ensino Médio, agregando saberes inovadores e emancipadores; formadores de pessoas competentes, assim como, conscientes, críticas, comprometidas e compassivas.

Renovação de espaços e qualificação de estruturas: buscando materializar a proposta acadêmica 2024, que visa garantir espaços de aprendizagens inovadores, integrais e integradores, o Colégio Medianeira fará investimentos em diversos ambientes, objetivando responder às inovações da proposta acadêmica 2024. Seguem, entre outras ações, alguns focos de renovação que ocorrerão ao longo do próximo ano:

• Salas de Aula do Fundamental 1 – adequação arquitetônica e estética para integração curricular
• Espaço Magis – Fundamental 1: espaço de vivências, pesquisas, Pausa Inaciana e Formação Integral
• Sala de Arte/Maker – Fundamental 1
• Pórtico e catracas de acesso ao Colégio – Linha Verde
• Catracas nas Entradas da Educação Infantil e Fundamental 1
• Espaço de Convivência para os estudantes da Unidade 2 (Espaço da Cantina – 8º ao EM)
• Sala de Aula Inovadora – EM: espaço para criação maker, debates, trabalhos colaborativos e formação integral
• Aumento do número das salas de aula ao ar livre – espaços da Educação Infantil e Fundamental 1
• Renovação do mobiliário de espaço de pesquisa, convivências e trabalhos colaborativos
• Renovação das carteiras e cadeiras das salas de aula do Fundamental 1, 2 e EM.

Rematrícula e garantia de vaga: agradecemos a todas as famílias que já concluíram o processo de rematrícula e garantiram sua vaga para o novo ano acadêmico, demonstrando confiança em nosso projeto educativo. Para aquelas famílias que ainda não efetivaram a rematrícula, pedimos que o façam até dia 04/12 pois, após esta data, não haverá mais garantia de vaga/rematrícula para os anos/séries com lista de espera. Relembramos que as orientações estão disponíveis no site. Para quem ainda tem dúvidas ou algum impedimento, procure o setor responsável.

Lista de materiais 2024: As listas para o próximo ano letivo já estão disponíveis no site do Colégio Medianeira. Clique aqui para acessá-las.

Atividades de contraturno 2024 (Esporte e Cultura): a partir de 20/12, estará disponível no site do Colégio Medianeira a grade de dias e horários das atividades de contraturno para o próximo ano.

Início das aulas em 2024:
• 5/2: 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
• 6/2: Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental.

Reunião de pais do início de 2024: todas acontecerão em fevereiro, conforme organização abaixo.
OBS: da Educação Infantil ao 3º ano EF trazer o material escolar na reunião de pais.

Infantil 2: 01/02, às 15h
Infantil 3: 01/02, às 15h
Infantil 4: 01/02 às 13h30
Infantil 5: 01/02, às 13h30
1º ano: 01/02, às 16h30
2º ano: 01/02, às 16h30
3º ano: 02/02, às 13h30
4º ano: 02/02, às 16h (não trazer o material na reunião de pais)
5º ano: 02/02, às 10h (não trazer o material na reunião de pais)
6º ano: 06/02, às 18h30
7º ano: 07/02, às 18h30
8º ano: 08/02, às 18h30
9º ano: 20/02, às 18h30
1ª série do Médio: 21/02, às 18h30
2ª série do Médio: 22/02, às 18h30
3ª série do Médio: 27/02, às 18h30

Por fim, reforçamos nosso agradecimento pela caminhada que fizemos no decorrer de 2023, sempre pautada pelo diálogo e confiança mútua. Ao nos prepararmos para celebrar o Natal do Menino Jesus, que possamos fortalecer nossa fé em dias de paz, de cuidado, parceria e de respeito ao bem-comum e à vida.

Um excelente dezembro,

Direção do Colégio Medianeira.