26.06.18

Consciência ambiental: coleta de resíduos

As turmas dos 9º anos participaram de uma importante experiência em prol de um mundo mais sustentável.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Coleta seletiva é importante para evitar impactos ambientais nos espaços do Medianeira. Foto: Wagner Roger.

Por Jonatan Silva

Os estudantes do 9º ano, na disciplina de Consciência Ambiental, vivenciaram uma importante experiência acerca da coletiva seletiva de resíduos. As equipes de zeladoria suspenderam, no dia 12 de junho, o recolhimento os materiais deixados pelas turmas no dia anterior em diversos espaços do Colégio Medianeira, demostrando a necessidade de que cada um exerça um papel de protagonismo para um mundo mais sustentável.

As turmas compararam os resultados, já que existem variações de acordo com o horário em que a aferição foi realizada. Para a professora Talge Boni, responsável pela disciplina, os locais em que há menos coletores instalados foi registrado maior incidência de descarte incorreto dos resíduos. “Ainda falta ao estudante tomar para si essa responsabilidade de que aquele lixo é dele e de que é preciso dar a destinação correta”, comenta a educadora.

Estudando em sala de aula o efeito antrópico no ambiente, isto é, como o homem altera as características naturais do local, os 9º anos puderam, de maneira prática, compreender a necessidade de uma postura proativa em relação à sustentabilidade. “A ideia é mostrar que quem produz os resíduos somos nós e é nossa responsabilidade cuidar disso”, avalia.

Para Roberto Casagrande, responsável pelo Centro de Educação Ambiental (CEA), essa é uma maneira para que a comunidade educativa entenda a dinâmica da coleta seletiva e a importância do descarte correto dos resíduos nos coletores adequados. “O que percebemos é que tem muito resíduo sendo descartado fora dos coletores. Muitas vezes, quando o resíduo é colocado no coletor não existe a preocupação com a separação adequada”, ressalta Casagrande.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Turmas dos 9º anos compararam entre is os resultados. Foto: Wagner Roger.

Zeladoria

Além de abordar a temática ambiental, a atividade propõe um debate sobre a valorização do trabalho da zeladoria. “Nós conversamos bastante sobre isso. Os estudantes chegam e veem a escola limpa, e dá a impressão de que não se joga lixo no chão. Quando eles participam dessa experiência percebem que o colégio só é limpo que alguém faz isso”, explica Talge.

A opinião é compartilhada por Casagrande. Segundo o educador, as equipes de limpeza têm um papel fundamental em manter os espaços do Medianeira agradáveis para professores, educadores, estudantes e famílias. “Não é só uma questão de limpeza, mas também de segurança, minimizando os impactos no ambiente. Sem a zeladoria, que muitas vezes passa desapercebido, algumas áreas seriam insalubres”, diz.

Nesse sentido, a experiência desenvolvida pelos professores Talge Boni e Roberto Casagrande reforça o compromisso do Colégio Medianeira com a formação de pessoas para e com os demais, capazes de zelar pela Casa Comum e que, com um olhar justo e fraterno, podem mudar a realidade em que estão inseridos.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Por meio da atividade, os estudantes puderam perceber a importância das equipes da zeladoria na conservação do Colégio. Foto: Wagner Roger.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo