24.04.15

Conversa com Deputado

Deputado Estadual Tadeu Veneri conversa com alunos da 2ª Série.

Deputado Estadual Tadeu Veneri conversa com alunos da 2ª Série

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio receberam a visita do Deputado Estadual Tadeu Veneri (PT). A atividade faz parte do projeto Theorein, que teve início em 2012 nas disciplinas de Filosofia/Sociologia e se tornou um instrumento importante para a inserção dos alunos e alunas na vida política do município de Curitiba e do nosso estado.

O termo é mais bem explicado a partir do planejamento específico do Núcleo de Ciências Humanas do Medianeira: “a palavra theorein (teoria) é de origem grega e significa observar. O termo costumava ser usado no contexto da observação de uma peça de teatro. A transformação semântica conferiu-lhe um sentido mais intelectual, passando a aplicar-se à capacidade de olhar a realidade para além da experiência sensível, compreendê-la e discursá-la (ver, compreender e dizer)”. É intenção da instituição que a pesquisa e as atividades desenvolvidas pelos alunos e alunas ajudem a política da nossa cidade, por meio do acompanhamento dos projetos de lei e postura social coerente dos nossos representantes no Legislativo.

O objetivo do projeto é levar os alunos do Ensino Médio a compreender, participar e agir no cenário da política curitibana e paranaense, buscando fortalecer o processo democrático para que, assim, haja justiça social nas relações entre a classe política e a população. Para a professora Claudia Miranda, do Serviço de Orientação Pedagógica, é importante que os alunos se questionem sob o ponto de vista político, para além da polarização partidária entre direita e esquerda.

Se para uma boa parte da população a política parece algo distante e inalcançável – sendo associada, aliás, a coisas ruins –, o aluno Robert Marques exaltou a postura do deputado ao vir até a escola para conversar com os estudantes. “Ele respondeu todas as questões, mesmo aquelas que o botavam contra a parede”.

Ao ser questionado sobre a importância dos jovens estarem inseridos nas discussões políticas, Tadeu Veneri afirmou: “é extremamente importante que, desde cedo, eles estejam engajados nas questões políticas, mesmo que as instituições não estejam dispostas a abrir espaços como esse”.

As fotos são de Paulinha Kozlowski.