08.06.15

Conversa com Vereadores

Alunos da primeira série do Ensino Médio conversam com os vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Pedro Paulo (PT).

Vereadores conversam com alunos da 1ª série do Ensino Médio

Nas últimas semanas, os alunos da 1ª série do Ensino Médio participaram de uma conversa com dois vereadores de Curitiba. A atividade aconteceu no âmbito do Projeto Theorein, em que os alunos dessa série acompanham as atividades desenvolvidas pelos vereadores.

Na manhã do dia 22 de maio, os alunos receberam o vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), que abordou questões voltadas à habitação e às leis de sua autoria. No dia 19, foi a vez de eles recepcionarem o vereador Pedro Paulo (PT), que tem seus projetos voltados à questão da educação e dos transportes alternativos ao carro.

Ao trazer esses dois vereadores de partidos com ideologias tão diferentes, a intenção foi contribuir com o trabalho do Núcleo de Humanas (formado pelas disciplinas de Filosofia/Sociologia, Geografia e História), cujo objetivo é oferecer maior consciência política dos alunos.

A atividade teve início em sala de aula com a leitura do livro didático sobre a questão urbana. A partir disso, os alunos mais familiarizados com os termos relacionados à Urbe elaboraram questões que passaram por uma triagem. Essa triagem resultou nas três primeiras perguntas/provocações colocadas a cada um dos vereadores e, a partir daí, os alunos elaboraram suas questões. Quando os vereadores deram a palavra aos alunos, as questões levantadas giraram em torno de temas polêmicos: corrupção, favorecimento político de áreas historicamente mais ricas dentro da cidade, valores da tarifa do transporte público, usar ou não a bicicleta, maioridade penal.

De acordo com a professora de Geografia Rafaela Dalbem, membro do núcleo de Humanas, essa é uma estratégia muito importante “porque coloca os alunos em contato direto com os políticos e mostra a validade do projeto Theorein, visto que eles podem verificar in loco que existe a possibilidade de questionar/pressionar os políticos e fazer com que eles se posicionem frente a assuntos polêmicos”.

As fotos são de Paulinha Kozlowski.