05.06.18

Copa Literária do Colégio Medianeira

Biblioteca P. Oswaldo Gomes promove momento lúdico e literário na Copa do Mundo.

Por Jonatan Silva

Entre os dias 11 e 14 de junho a Biblioteca P. Oswaldo Gomes será palco de disputas incríveis na I Copa Literária. A gincana, que aproveita a mobilização da comunidade educativa pela Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, é um convite para que os estudantes, durante o recreio, participem do quiz literário com questões que envolvem o futebol, literatura, geopolítica, economia e tantos outros assuntos.

Autores importantes da literatura mundial representarão seus países na Copa Literária. Para Mário Borges, bibliotecário do Colégio Medianeira, o evento é uma oportunidade de aproximar os estudantes da leitura, conhecendo escritores de diversas partes do globo e acabando com a ideia de que literatura e futebol não combinam.

“Temos, por exemplo, Nelson Rodrigues, escritor, político e jornalista brasileiro apaixonado por futebol, assim como Eduardo Galeano, autor uruguaio que inclusive escreveu algumas obras sobre o futebol, entre elas: Fechado por motivo de futebol. Vemos que o futebol está enraizado na cultura do brasileiro, sobretudo, pois é um esporte/entretenimento que tem um reflexo cultural, social e econômico na nossa sociedade”, comenta o educador.

A escolha do escritor que representará cada país foi realizada pelos atendentes da Biblioteca Fase I e Fase II. Nomes clássicos disputam com autores contemporâneos. Assim, Dostoievski está na delegação da Rússia, Cortázar é o atacante argentino e Georges Perec é o nome que dá voz à seleção francesa. “A partir do conhecimento dos países classificados para a disputa da Copa do mundo, fizemos um levantamento do que tínhamos na biblioteca, e buscamos adquirir outros títulos e/ou obras de autores que não dispúnhamos no nosso acervo”, explica Gustavo Souza.

A Copa Literária será marcada também por palestras e conversas com os professores a respeito de temas envolvendo futebol e os diversos conteúdos das disciplinas. Além disso, será promovida a troca de figurinhas do álbum da Copa.

Organismo vivo

A Biblioteca P. Oswaldo Gomes está em constante movimento dentro do Medianeira. Para o mês de agosto está programada uma exposição de obras literárias de Clarice Lispector, importante escritora brasileira nascida na Ucrânia. Em outubro, o tema será a prevenção do câncer de mama.

“Buscamos abordar temas atuais/relevantes que façam a conexão com a sala de aula. Vemos a biblioteca como um importante organismo vivo e em constante expansão, onde é importante mediar a leitura de mundo através da literatura escrita, mas também de outras mídias”, afirma Mário.

Como afirma o Projeto Educativo Comum (PEC), número 25, a proposta pedagógica de uma instituição da Rede Jesuíta de Educação (RJE) “está centrada na formação da pessoa toda e para toda a vida”, com um olhar amplo e pautado pela abertura aos demais e pela justiça social. Esse resultado é alcançado por meio da busca constante e irrestrita da Aprendizagem Integral e do uso do conhecimento para intervir e participar na sociedade.

Confira a escalação das seleções

Colômbia – Gabriel García Márquez

Peru – Mário Vargas Llosa

Espanha – Miguel de Cervantes