15.08.16

Dia da Família em Homenagem aos Pais

A manhã de sábado foi pautada pela diversão, descontração e aprendizagem nos diversos espaços.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Famílias se divertiram durante o “Maracatu”, do Centro de Artes. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

A manhã do último sábado (13/08) foi de muita diversão, descontração e aprendizagens no Colégio Medianeira, que comemorou o Dia da Família em Homenagem aos Pais. Momento de integração de toda a comunidade educativa, o encontro entre famílias e educadores é um ponto fundamental da proposta de Aprendizagem Integral do Medianeira e também da Rede Jesuíta de Educação (RJE).

As atividades do Dia da Família começaram com a tradicional celebração eucarística, realizada na Capela do Colégio, dando boas-vindas aos pais e responsáveis. Após a acolhida, as famílias participaram do divertido “Maracatu”, dança típica do estado de Pernambuco e organizada pelo Centro de Artes do Medianeira. Antes da deliciosa feijoada organizada pela Associação de Pais e Professores (APP), as famílias puderam fazer novas descobertas em oficinas promovidas pelos centros de Artes e de Esporte.

Segundo Martinha Vieira, coordenadora do Centro de Artes, a participação das famílias é um convite à reflexão. “Quando a gente pensa em trazer um pouco da cultura e da arte, a ideia é justamente mostrar que é importante pensar com a cabeça e com o corpo. É preciso pensar o significado da dança e também do brincar e correr no campo”, avalia a educadora.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Celebração eucarística acolheu pais, responsáveis e alunos. Foto: Paulinha Kozlowski.

Integração

O Dia da Família em Homenagem aos Pais tem o papel de aproximar o Medianeira e as famílias, mas funciona também para que pais e filhos fortaleçam seus laços e possam desfrutar em harmonia de diversos espaços do Colégio. Para Leonardo Cruz, pai de alunos do Jardim II e 3º ano, essa é também uma oportunidade para que as famílias possam se conhecer melhor.  “Isso é muito importante para os nossos filhos, que vão crescer no ambiente escolar e, claro, é necessário dar continuidade a tudo isso”, afirmou.

Eduardo Lemos de Sá, pai de alunos do 4º ano e da 3ª Série, concorda. De acordo com ele, é preciso valorizar as oportunidades de estar em família, poder brincar com os filhos e integrar-se à comunidade educativa. “A sensação que fica é muito boa. As crianças gostam e a gente também”, disse.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Dia da família foi um momento divertido e repleto de novas aprendizagens. Foto: Paulinha Kozlowski.

Excelência humana e acadêmica

Os depoimentos sintetizam o ensinamento deixado por Padre Pedro Arrupe: “somos mais quando nos abrimos aos demais”. Por isso, ao propor a integração entre as diversas pontas da comunidade educativa, o Medianeira valoriza e exerce na prática a excelência humana e acadêmica presentes em seu Projeto Político-Pedagógico.

O presidente da APP, Paulo Araújo, reforça o comprometimento do Colégio em usar seus espaços para a aprendizagem, em suas múltiplas linguagens e dimensões. Segundo Araújo, o Dia da Família é a expansão daquilo que se aprende em sala de aula.

Nesse sentido, a acolhida, a celebração e as atividades que pautaram a manhã de sábado são ferramentas que dialogam com a formação integral do sujeito, permitindo a construção, por meio do conhecimento e das trocas de experiência, de uma sociedade mais justa e compassiva.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]