02.01.19

Dicas de férias: leituras

Que tal aproveitar as férias para colocar a leitura em dia? A Comunicação do Colégio Medianeira selecionou 10 títulos para os pequenos e os grandes.

Cospe-Fogo, o Dragão | Luciene Regina Paulino Tognetta

Um dragão que não come carvão, mas cospe fogo, afinal, pode ou não pode sair soltando fumaça por aí? O livro é uma importante lição sobre o controle das emoções e o respeito ao outro.

Adivinha Quanto Eu Te Amo | Sam McBratney

Um coelhinho se esforça para mostrar o tamanho do amor que ele tem pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor.

Volta Ao Mundo Em 52 Historias | Neil Philip

Há muitos e muitos séculos crianças do mundo inteiro ouvem histórias de príncipes encantados, objetos mágicos, animais falantes, bruxas perversas e fadas maravilhosas. Este livro apresenta 52 dessas histórias, procedentes de 33 países, oferecendo uma visão dos temas mais populares nos cinco continentes.

Extraordinário | R. J. Palacio

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apenas da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

O Grande Rabanete | Tatiana Belinky

Uma tarefa irrealizável por uma só pessoa torna-se possível com a colaboração de várias forças. Todos estão na horta tentando arrancar um rabanete, que teima em não sair. Aí, chega o ratinho.

O Grúfalo | Julia Donaldson

Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. O Grúfalo, de Julia Donaldson, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação.

Este Livro Comeu o Meu Cão! | Richard Byrne

Em Este livro comeu o meu cão! o jovem leitor se depara com um problema: o cão de Bella desapareceu na dobra do livro enquanto ela o levava para um passeio ao longo da página. E agora? Para onde ele foi parar? Na tentativa de ajuda-la, o amigo de Bella e até o socorro também somem. Só o leitor para ajudar a solucionar este mistério.

Conto de Natal de Auggie Wren | Paul Auster

Um escritor recebe do jornal The New York Times a encomenda de um conto para ser publicado na manhã de Natal. Ele decide aceitar, mas tem um problema: como escrever um conto de Natal que não seja sentimental? Resolve se abrir com o amigo que trabalha na tabacaria do bairro, um personagem pitoresco chamado Auggie Wren, que promete resolver seu problema: em troca de um almoço, vai lhe contar a melhor história de Natal que já ouviu. E é uma história nada convencional a que ele conta, envolvendo uma carteira perdida, uma mulher cega e uma ceia de Natal.

Agora pode chover | Celso Sisto e Anna Cunha

É possível conversar com alguém que a gente ama, mas que já foi embora? Embora para sempre? Digamos que foi de mudança para as estrelas. Definitivamente. Mas, e se esse alguém voltasse só um pouquinho, não como era antes, até bastante diferente, e só a gente soubesse que aquela libélula, na verdade, era gente? Uma libélula-gente? Num texto que amarra bem forte o amor de uma neta ao amor do avô, Celso Sisto conduz ao coração de uma menina com extrema delicadeza e sussurramos junto com ela a palavra mágica que derruba todas as fronteiras.

A Casa Sonolenta | Audrey Wood

Numa casa sonolenta com uma cama aconchegante, todos estão sempre dormindo. As repetições no texto dão o tom sonolento, que é interrompido por uma pulguinha acordada.