Dicas de férias: literatura
Clique no banner e confira as sugestões de como aproveitar as férias com livros muito divertidos e repletos de aprendizagens.
As férias são um bom momento para colocar a leitura em dia. Com a ajuda do educador Josias Godoi, da Biblioteca Fase I, selecionamos 10 títulos para deixar suas férias ainda mais divertidas e repletas de aprendizagens e novas descobertas.
Operação Tio Onofre – Tatiana Belinski
A menina Talita tem a mania de dar nomes que rimam aos objetos da casa. Porém, o que parecia apenas uma brincadeira ajudou a livrar a família de um grande problema. O livro foi publicado originalmente em 1997 e já se tornou um clássico da literatura infantojuvenil.
Chapeuzinho amarelo – Chico Buarque
O medo é o grande inimigo da pequena Chapeuzinho Amarelo. Aos poucos, a menina precisa enfrentar os medos para poder descobrir o quanto é gostoso e divertido viver. Chico Buarque cria uma história instigante em que a linguagem se transforma em um delicioso jogo.
A Arca de Noé – Vinícius de Moraes
Muitos dos poemas do livro já fazem parte do imaginário das crianças e também de adultos: O Pato e A Casa são dois bons exemplos. Com uma poética única e muita sensibilidade, Vinícius cria poesias que falam ao coração dos pequenos e os ajudam a compreender um pouco mais sobre a vida e o cotidiano.
Pedro e o lobo – Sergei Prokofiev
O livro foi escrito em 1936 e tinha como principal objetivo apresentar os instrumentos musicais às crianças, por isso, cada animal é representado por um instrumento diferente. Com o sucesso da história, Pedro e o lobo já foi adaptado para musicais e até para ópera (Leonard Bernstein). E mais: existe uma versão narrada pelo cantor britânico David Bowie.
Contos de Adivinhação – Ricardo Azevedo
Cultura popular e literatura regional dão o tom das histórias contadas por Azevedo. Com narrativas instigantes e divertidas, coloca os pequenos leitores em contato com um mundo de fantasia e magia.
O Escaravelho do diabo – Lúcia Machado de Almeida
O livro faz parte da Coleção Vaga-Lume e é uma das obras mais importantes da série. Alberto precisa descobrir quem está por trás de uma série de assassinatos e a única pista é um escaravelho recebido pelas vítimas pouco antes do crime. Lúcia Machado cria uma história cheia de mistério, perfeita para as férias.
20 mil léguas submarinas – Júlio Verne
Muito antes que o primeiro submarino fosse criado, o escritor francês Júlio Verne criou a história de um barco que navegava sob as águas. Comandada pelo Capitão Nemo, a embarcação, que possui até uma biblioteca, percorrerá os mares e estará envolvida em diversas aventuras, como um ataque de um polvo gigante.
Sozinha no mundo – Marcos Rey
Pimpa é uma menina de 14 anos que, após perder a mãe, fica sozinha no mundo. Ela acabou de chegar a São Paulo e precisa encontrar o único parente que lhe restou. Durante essa aventura, Pimpa é perseguida por uma assistente social. Será que a menina vai encontrar alguém que possa ajudá-la?
O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger
Holden Caulfield não quer mostrar aos pais a péssimas notas que tirou e decide sair de casa. A fuga o coloca em contato com o mundo e com coisas que ele nunca imaginou. O Apanhador no Campo de Centeio é um livro icônico sobre transição e autodescoberta e é também o primeiro livro a ter como protagonista um adolescente.
O menino no espelho – Fernando Sabino
O Menino no espelho é uma mistura de Tom Sawyer e Sítio do Pica-Pau Amarelo. A história conta as aventuras do menino Fernando, um garoto que ensina galinhas a falar, aprende a voar com pássaros, fica invisível mas é ao olhar-se no espelho que realmente se descobre. Fernando Sabino, com sabedoria e encanto, cria uma narrativa deslumbrante e mágica.