02.01.17

Dicas de Férias – Livros

Que tal aproveitar as férias acompanhado por bons livros? A Comunicação do Colégio Medianeira fez uma lista com 10 títulos, confira abaixo:

a máquina de fazer espanhóis – de valter hugo mãe

Assim mesmo, tudo em minúsculo. Vencedor do prêmio Portugal-Telecom, atual Oceanos, o livro narra a história do barbeiro antónio jorge da silva que, após perder a esposa, passa a viver em uma casa de idosos. Entre seus companheiros de asilo está o centenário Esteves, personagem do poema “Tabacaria”, de Fernando Pessoa, relevando a antónio uma nova possibilidade de vida.

Um Artista do mundo flutuante – de Kazuo Ishiguro

O escritor japonês, naturalizado inglês, foi escolhido como Nobel de Literatura de 2017. Dono de uma obra bem construída e imponente, Isiguro cria em Um Artista do mundo flutuante um retrato doloroso do Japão pós-guerra. A figura central do romance é Masuji Ono, um artista que precisa reencontrar o seu lugar no mundo.

Aos 7, aos 40 – de João Anzanello Carrascoza

Com muita sensibilidade, o escritor, que esteve no Medianeira durante a FLIM 2017, desperta as percepções do sujeito em situações semelhantes quando criança e já maduro. O livro é um exercício de reflexão e sentido, apresentando ao leitor um novo olhar sobre as coisas comuns do dia a dia.

O Palácio da memória – de Nate DiMeo

O livro é, de certa maneira, inovador: os textos que o compõe são transcrições dos episódios do podcast Memory palace, criado e apresentado por DiMeo. Em cada programa, o jornalista conta uma história inusitada a respeito de alguma personalidade – conhecida ou não – dos séculos XIX e XX. Muitos dos relatos poderiam estar em livros de história, mas acabaram se perdendo até o regaste pelo podcaster.

Cosmos – de Carl Sagan

Escrito por um dos mais brilhantes cientistas, Cosmos é uma reflexão sobre as dimensões geológicas, antropológicas, biológicas, históricas e astronômicas do universo, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna.

Silêncio – de Shusaku Endo

Relato comovente e forte da missão jesuíta enviada ao Japão que busca trazer o P. Cristóvão Ferreira de volta à Europa. O livro, que foi inspiração para o longa-metragem homônimo dirigido por Martin Scorsese, recria um momento seminal para a expansão do cristianismo na Ásia e cada detalhe parece criado como um diamante – lapidado obstinadamente e com um único objetivo.

Extraordinário – de J. R. Palacio

Auggie nasceu com uma séria doença genética cuja a sequela é a deformidade facial. Por conta da síndrome, o garoto nunca havia frequentado a escola, entretanto, chegou o momento de enfrentar uma nova realidade. Para ser aceito, e também aceitar os outros, o pequeno Auggie precisa vencer seus medos e ensinar aos demais que “ser diferente é normal”. O relato é emocionante e deixa uma linda mensagem de respeito e amizade.

Diário de Oaxaca – de Oliver Sacks

O relato da excursão feita em 2000 para o estado mexicano onde há a maior concentração de samambaias do planeta mostra mais uma faceta do neurologista e botânico amador Oliver Sacks, consolidando o estilo narrativo que consagrou o autor de O homem que confundiu sua mulher com um chapéu.

O Mistério do 5 estrelas – de Marcos Rey

Clássico inegável da literatura infantojuvenil, O Mistério do 5 estrelas conta a saga de Léo, Gino e Ângela, que precisam solucionar um assassinato no imponente Emperor Park Hotel. Léo, que é mensageiro do hotel, foi o único a ver o corpo, entretanto, ninguém além dos seus amigos parece acreditar nas suas histórias.

A Mentira cabeluda – de Pedro Bandeira

Na classe do Lucas, a caneta dourada do Caloca desapareceu e pelo jeito ela só poderia ter sido roubada por algum dos colegas. E o Denis acusou o Fabinho, que caiu no choro! E agora? Agora era a vez do Lucas, um verdadeiro detetive, que sabia como combater a horrorosa Mentira Cabeluda, entrar em ação!