15.07.15

Educação Católica

Colégio Medianeira participa do III Congresso Nacional de Educação Católica, sediado em Curitiba.

Considerado o maior evento da Associação Nacional da Educação Católica do Brasil (ANEC), o III Congresso Nacional de Educação Católica será palco de apresentações de alguns dos principais projetos desenvolvidos pela Associação Antônio Vieira e suas mantidas. O encontro acontece de 15 a 18 de julho, na cidade de Curitiba, no Paraná.

Realizado a cada dois anos, o congresso reúne, aproximadamente, dois mil participantes por edição, em um conjunto de palestras e atividades que tem como foco a troca de experiências entre seus associados. Em 2015, o tema do encontro será “Mística, conhecimento e competências – Desafios e oportunidades para a educação católica nas culturas contemporâneas”.

De acordo com o Delegado de Educação da Província do Brasil, e diretor de educação da ASAV, P. Mário Sündermann, “eventos como este são relevantes e trazem importantes benefícios, pois, além dos estudos, problematizações, debates e construções coletivas, há também muito espaço para socializar boas práticas, abrir horizontes, sonhar juntos e desenhar estratégias ousadas para uma educação de excelência”.

A boa participação da ASAV e suas mantidas, com a apresentação de um total de 11 trabalhos ao longo dos quatro dias de congresso, deixa P. Mário bastante satisfeito.  “Fico feliz pela significativa presença de educadores da Rede Jesuíta de Educação. Certamente sairão enriquecidos do evento e fortalecerão as obras com novos conhecimentos e novas estratégias formativas, além disso, também darão a contribuição da Companhia de Jesus para a excelência da educação católica no Brasil. Enfim, é um lugar para unir forças em nossa missão de educar homens e mulheres para e com os demais”, destaca o jesuíta.

Confira abaixo os trabalhos da Associação Antônio Vieira e de suas mantidas:

– ASAV
Fórum de Mantenedoras de Educação Católica
1. Uma experiência de gestão em mantenedora. Autoras: Leila Pizzato e Vandrizi de Freitas.
2. Gestão de crise de imagem em organizações educacionais. Autora: Ana Claudia Klein.

Oficinas
3. Programa de inclusão educacional e acadêmica – PIEA: Metodologias pedagógicas diversas. Autoras: Leila Pizzato e Aline da Silva.

– COLÉGIO ANCHIETA
Comunicação Científica/Atividades de Pastoral
4. Projeto apadrinhamento. Autoras: Juliana Limeira, Rosária Anele, Dionara Ritta, Kátia Oliveira Silva e Maria dos Remédios Silva.
5. Peregrinação pelos caminhos dos missionários jesuítas – espiritualidade, cultura e convivência. Autoras: Rosária Anele; Juliana Limeira; Dionara Ritta; Kátia Oliveira Silva; Maria dos Remédios Silva.

– COLÉGIO CATARINENSE
Comunicação Científica/Metodologia e Avaliação Discente
6. Projeto Municípios Catarinenses: pluralidade cultural e construção da identidade cidadã. Autores: Nelito Kamers e Rodrigo dos Passos
7. Projeto Óptica da Fotografia: Pinhole. Autor: Nelito Kamers.

Outros temas
8. Festival da canção do Colégio Catarinense. Autor: Guilherme de Castro.

– COLÉGIO MEDIANEIRA
Fórum das Comissões Próprias de Avaliação e Pesquisadores Institucionais
9. Sistema de qualidade na gestão escolar – Uma estratégia de avaliação e melhoria na rede de escolas jesuítas da América Latina (FLACSI). Autores: Juliana Cristina Heleno e Marcelo Pastre.

Fórum de Gestores Acadêmicos da IES Católicas
10. Professores principiantes na escola da educação básica: Dimensões da prática pedagógica. Autor: Fernando Guidini.

– UNISINOS
Palestra
11. O desenvolvimento de competências e conhecimentos no Ensino Superior. Autor: Carlo Franzato.