30.06.21

Educadores do Medianeira concluem formação do Boston College

Formação demarca a importância da cidadania global e do bilinguismo na rede jesuíta.

Recentemente, um grupo de professores e educadores do Colégio Medianeira concluiu a formação The Intercultural Teacher pela renomada instituição norte-americana Boston College. O curso, dividido em quatro módulos, foi uma parceria inédita entre a Rede Jesuíta de Educação (RJE) e a Boston College, sendo ministrado por professores da universidade americana, com foco em Cidadania Global e Educação Bilíngue.
Os quatro módulos de desenvolvimento profissional abordaram temas de interculturalidade na sala de aula por meio de tópicos que também refletiram sobre novos paradigmas educacionais, identidade racial, a importância da competência linguística e a a necessidade de se expressar bem de forma escrita.
De acordo com Kaitlyn Solano, administradora de programas do Gabinete de Iniciativas Estratégicas e Relações Externas da Lynch School, que geriu a logística do curso da Boston College, os módulos corresponderam à investigação constante do corpo docente norte-americano, sendo possível dividir as mais atuais experiências acadêmicas, de acordo com as necessidades específicas da rede jesuíta. “Todos os nossos programas são projetados para serem acessíveis. Neste caso, fornecemos uma oferta personalizada para professores e professores jesuítas de todo o Brasil”, alega.
Para Michele Maria Nasser Cavalheiro, uma das formandas do Colégio, o curso da Boston College trouxe novas perspectivas para o acesso à formação continuada, ampliando os campos de pesquisa e possibilidades de estudo. “Os professores apresentaram, dentro das especificidades de cada módulo, de que maneira a competência de ensino intercultural permite que educadores – ou instrutores – façam a ponte entre as diferenças culturais e linguísticas, entre outras, dentro da sala de aula, não limitando interculturalidade à análise já desgastada das diferentes culturas que compõem nossa sociedade, mas sim, de maneira que haja comunicação bem-sucedida entre as culturas que compõem o indivíduo e as culturas disciplinares”, defende.
Fernando Guidini, diretor acadêmico do Medianeira, que também concluiu a formação, reforça que a formação aprofundou a importância do bilinguismo e da cidadania global, trabalhando temas transversais fundamentais para o currículo do Colégio Medianeira. “É muito importante o movimento de discussão sobre novas tendências acadêmicas, pensando sempre na atualização constante do nosso projeto pedagógico. O curso trouxe novos paradigmas educacionais e impactou a atuação dos professores e professoras em uma perspectiva da formação de cidadãos globais”, completa.

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo