Educadores do Medianeira publicam suas pesquisas sobre educação básica
As contribuições científicas são frutos do projeto de formação continuada da Rede Jesuíta de Educação.
A Rede Jesuíta de Educação e a Editora Unisinos acabam de lançar “Os compromissos da Rede Jesuíta com a Educação Básica Vol. 2 – Gestão educacional: formação, práticas e proposições”. A obra, organizada pelas pesquisadoras Profª Drª Maria Aparecida Marques da Rocha e Profª Drª Ana Cristina Ghisleni.
O livro apresenta as experiências e os estudos de gestores da RJE que tratam sobre temas que envolvem formação, proposições e aplicações de métodos de gestão de educação básica, confirmando o compromisso da RJE com a sociedade.
O Colégio Medianeira conta com dois artigos produzidos no Mestrado Profissional em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. O primeiro artigo se chama “A inclusão e suas implicações: reinventando práticas, ressignificando processos”, de Karolina Marianni Vargas e Maria Aparecida Marques da Rocha. Já o artigo “Orientador de aprendizagem: diálogos entre formação integral e aprendentes-ensinantes”, é de autoria da Tatiana Simas Mielke Chyla e Daianny Madalena Costa.
Alessandro França Quadrado, que é orientador de aprendizagem do 9° Ano no Colégio Medianeira e doutorando pelo renomado programa de Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS), também publicou recentemente. Fruto de suas pesquisas ao longo de um semestre sob orientação do Professor Dr. Roberto Rafael Dias da Silva, publicou um capítulo intitulado “Integração curricular e inovação educativa: desafios para uma educação integral na escola contemporânea”, no livro “Currículo, inovação educativa e educação integral: roteiros para a formação docente”.
Estas contribuições científicas são frutos do programa de Formação Continuada da Rede Jesuíta de Educação no Brasil, que nos últimos anos já formou mais de 500 especialistas, 80 mestres e conta com 10 doutorandos em curso. Investimento constante em pesquisa em prol de uma educação de excelência acadêmica e humana.