19.04.21

Plataforma Educate Magis conecta redes jesuítas globais

Plataforma busca transcender fronteiras e promover partilhas.

Plataforma Educate Magis conecta redes jesuítas globais

Em 2015, a Companhia de Jesus lançou o Educate Magis, plataforma on-line criada para conectar educadores de nossos colégios jesuítas em todo o mundo. O projeto foi desenvolvido pelo Secretariado para a Educação da Companhia de Jesus e trabalha em parceria com os líderes regionais de Educação dos Jesuítas. Atualmente, Ciara Beuster é a coordenadora internacional do Educate Magis.

A plataforma conecta as 827 unidades pelo mundo, presente em mais de 70 países diferentes. Atualmente, existem mais de 6.000 membros registrados. “O Educate Magis está comprometido em dar resposta ao chamado da Companhia de Jesus para converter-se em um ‘corpo universal com uma missão universal’, permitindo-nos a colaborar em solidariedade como uma comunidade global“, define Ciara.

O projeto compartilha programas e recursos disponíveis em nossa rede global, buscando facilitar a construção de novas redes de colaborações, com vista a apoiar as escolas jesuítas em seu compromisso com:

• ser católico e oferecer formação de fé com profundidade e em diálogo com outras religiões e visões de mundo;
  • educar para a cidadania global;
  • educar para a Justiça e cuidando de toda a Criação;
  • ser uma Rede Global a serviço da Missão da Sociedade de Jesus.

No texto-base da Missão do Educate Magis, a comunidade almeja transcender fronteiras e “abre uma nova forma de proceder para as nossas escolas a serviço da missão jesuíta: companheiras de reconciliação e justiça – com Deus, na humanidade e com a criação” (CG 36 Decreto nº 1). Para Ciara, o Educate Magis é uma comunidade de partilha. “Podemos dividir histórias, fazer novas conexões e colaborar no serviço da nossa missão comum, uma fé que faz justiça”, completa.

O Colégio Medianeira, integrante da Rede Jesuíta de Educação, participa continuamente de oficinas, capacitações e projetos do Educate Magis, como o Cadeira Vermelha, que faz parte do portfólio de projetos que tratam da cidadania global. Desenvolvido com alunos de diversos colégios jesuítas espalhados pelo mundo, alerta sobre o direito universal da criança de frequentar a escola.