Emanuel Rego no Medianeira
Campeão mundial e olímpico, Emanuel começou sua carreira esportiva no Medianeira.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Os sempre-alunos (dir. para esq.) Augusto Amatuzzi Samways, Rafael Tedeschi Pazello, Johann Melcherts e Emanuel Rego durante a Copa Itaú em 1988. Foto: Arquivo Pessoal/Johann Melcherts.
Por Jonatan Silva
No ano em que o Medianeira completa 60 anos de sua fundação pelo P. Oswaldo Gomes, a tradicional Olimpíada do Colégio chega a sua 45ª edição. A abertura, que acontece no dia 24 de junho, a partir das 8h, terá a participação de todas as turmas, da Educação Infantil ao Terceirão, além de contar com presença de Emanuel Rego, sempre-aluno, campeão olímpico e mundial de vôlei, além de ser o maior vencedor do Circuito Mundial com 10 títulos e 77 medalhas de ouro em etapas da competição.
Emanuel começou sua carreira como atleta no Medianeira, aos 11 anos, quando treinava vôlei no contraturno após convite dos amigos. “O Colégio foi fundamental na minha iniciação esportiva, durante as aulas de educação física pude aprender e ter vivência em vários esportes, como atletismo, handebol, futebol, basquete e vôlei”, comentou o atleta.
Para Sueli Takemori, professora de Judô e organizadora das Olimpíadas, o desenvolvimento de Emanuel como atleta de alto nível representa o compromisso do Medianeira com o esporte e com a formação do sujeito em sua integralidade. “Isso mostra toda a importância do esporte dentro do Colégio em sua função pedagógica e consolida também o Centro de Esportes”, explica.
Aprendizagens
Emanuel integra o Hall of Fame do vôlei desde 2016, foi eleito “Personalidade do Ano” no Circuito Mundial nas temporadas de 2005, 2010 e 2011, “Melhor Atleta” nos Jogos Olímpicos de 2004 e é o jogador com mais títulos na história do vôlei de praia, somando 155 conquistas. Segundo o campeão olímpico, as conquistas dentro de quadra são também resultado das aprendizagens e experiências vivenciadas no Medianeira.
“O Colégio sempre desenvolveu a formação de opinião e a autoestima. O sistema de estudo era de desenvolvimento do conhecimento, apoiado em boas práticas de raciocínio lógico Acredito que isto me levou a ser um grande atleta: ter opinião bem formada e personalidade para assumir os meus compromissos”, resume Emanuel, considerado o “Melhor Atacante” do Circuito Brasileiro em 1999, 2003 e 2006, além de escolhido como “Atleta da Última Década do Século” pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).
A professora de Educação Física, Graciela Zachar Gomez, também responsável pela organização da Olimpíada do Medianeira, observa a prática esportiva dentro da instituição como uma atividade alicerçada pelo currículo, estabelecendo um vínculo entre a competição e os assuntos abordados em sala de aula. “Eu penso que o esporte é mais um instrumento que colabora para a formação integral e ele se configurou como uma prática educativa.”
O compromisso do Colégio Medianeira, expresso por meio do esporte e da arte, reflete a preocupação com a formação de homens e mulheres capazes de ver a sociedade com um olhar mais justo e fraterno, pautados pelo pensamento crítico e criativo e pela convicção de que outro mundo é possível.
Serviço
Abertura da 45ª Olimpíada do Colégio Medianeira
Quando: 24 de junho – sábado
Horário: a partir das 8h
Endereço: Av. José Richa (Marginal da Linha Verde), 10.546 | Prado Velho | Curitiba/PR | CEP 81690-100 | Fone (41) 3218-8000
Entrada: gratuita[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]