06.06.16

Ensino em período integral

O Integral valoriza as experiências artísticas e corporais, colocando os alunos em contato com novas aprendizagens e espaços.

Alunos do 3º ano do Integral durante visita ao jornal Gazeta do Povo. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

Da Educação Infantil ao 5º ano, o Colégio Medianeira oferece a opção de ensino em período integral, modalidade em que os alunos vivenciam importantes experiências educativas e têm a possibilidade de descobrir e desenvolver habilidades artísticas e esportivas. Os grupos do Integral são organizados dentro de cada série e todos eles são acompanhados por uma educadora, responsável por auxiliar os estudantes nas atividades.

Silvana do Rocio Andretta Ribeiro, coordenadora da unidade de ensino, acredita que ao matricular o aluno no período integral, a família permite que a criança tenha um contato maior com diversas formas de aprendizagens.  “Essas aprendizagens contemplam sua formação integral nos diferentes espaços e tempos. Temos que focar em todas as dimensões do ser humano. Este, ao meu ver, é o sentido mais profundo da educação integral. Porque, na verdade a formação humana é que é integral”, esclarece.

Entre os diferenciais do integral está a participação do aluno em diversas atividades culturais, musicais e corporais, como a literatura, a dança, o teatro, a música e a capoeira – todas realizadas no período de contraturno.

Para a professora Danielle Stapassoli, responsável pelo Serviço de Orientação Pedagógica (SOP) do 1º ao 5º ano, o Integral permite uma maior aproximação dos alunos com o universo das artes e dos esportes. “Os estudantes têm a oportunidade de vivenciar experiências que ampliam o repertório artístico, cultural e o trabalho com o corpo de forma mais lúdica e criativa”, explica a professora.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alimentação dos alunos do Integral é elaborada por um nutricionista. Foto: Paulinha Kozlowski.

Alimentação

Os alunos do Integral recebem uma alimentação especialmente preparada e acompanhada por uma nutricionista. São três refeições: café, almoço e lanche da tarde. Durante esse momento, as turmas também são acompanhadas por uma educadora e uma auxiliar, que buscam desenvolver nas crianças a educação alimentar.

Depois do almoço, os pequenos são levados para a sala de descanso, onde ouvem histórias, músicas, brincam e alguns até dormem.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alunos da Oficina de Dança em uma apresentação no Colégio. Foto: Paulinha Kozlowski.

Aprendizagem integral

O objetivo pedagógico do Medianeira é a Aprendizagem Integral, ou seja, a busca da excelência na formação do aluno em âmbito acadêmico e também humano. O trabalho em sala de aula é complementado pelas oficinas do Centro de Artes e os treinos do Centro de Esporte, além de outras ações, para o desenvolvimento das dimensões cognitivas, sociais e espirituais.

Na visão de Silvana, a aprendizagem só acontece por meio do desenvolvimento de múltiplos saberes, espaços de interação e experimentação, pois se trata de um processo social. “A Educação Integral em período integral toma uma importância significativa na vida dessas crianças, pois é neste tempo que eles recebem o afeto, vivenciam experiências diversas (formação integral), socializam-se e dialogam com o conhecimento científico e cultural (formação integradora e integrada). Neste sentido, os valores educacionais do Integral devem estar pautados no respeito pela individualização, pela autonomia, pela liberdade de expressão e pela capacidade de colaboração entre os alunos e entre todos os demais sujeitos envolvidos neste processo”.

Clique aqui e saiba mais sobre o Integral.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]