17.11.21

Estudantes do 9º Ano desenvolvem campanha para o Projeto Cadeira Vermelha

Ação fez parte da disciplina de Design ministrada pela professora Liliane Grein, integradora do núcleo de Linguagens.

Estudantes do 9º Ano desenvolvem campanha para o Projeto Cadeira Vermelha

Os estudantes do 9º Ano do Colégio Medianeira desenvolveram uma campanha de conscientização para o Projeto Cadeira Vermelha (Red Chair Project) a partir dos princípios de gestão de projetos da disciplina de Design, que integra o Núcleo de Linguagens. As aprendizagens foram supervisionadas pelas professoras Liliane Grein e Laryssa Titon, e mesclaram Design e educação sob uma perspectiva social com impacto local. As aulas começaram no segundo trimestre de 2021 e as ações se encerram em novembro, com uma campanha de arrecadação de materiais escolares.

O projeto Cadeira Vermelha faz parte do portfólio de ações da plataforma Educate Magis que tratam da Cidadania Global e é trabalhado com estudantes de diversos colégios jesuítas espalhados pelo mundo para alertar sobre o direito universal de todas as crianças de frequentarem a escola. “A cadeira vermelha é um símbolo da necessidade da inclusão de todos na educação”, afirma Liliane, que também é designer e supervisora de Comunicação e Meios Gráficos do Colégio.

A disciplina de Design aprimorou as iniciativas do Medianeira de formar cidadãos globalizados e conscientes do poder de transformação da educação. “Design e educação são indissociáveis. Ambos são mediadores de aprendizagens e pedem a união de responsabilidade com profundidade metodológica, além de ações diretas no mundo”, completa.

Etapas

Em maio, os estudantes foram apresentados aos conceitos principais de Design e, logo em seguida, divididos em grupos, aprofundando o tema definido para pesquisa: o direito da criança à educação. Depois de apresentarem seminários de pesquisa e realizarem atividades de produção textual, as turmas escolheram o Projeto Cadeira Vermelha para elaborar uma campanha de comunicação, definindo logo, slogan e ações viáveis para conscientizar a comunidade escolar.

“Aprender por meio das estratégias do Design nos auxilia a ter um olhar mais profundo sobre o mundo. Pudemos perceber que a resolução de um problema é um processo que se dá em meio a uma coletividade”, afirma Laryssa Titon, professora do 9º Ano.

Depois do planejamento e seguindo os princípios do Design, foram criadas as primeiras artes para a campanha, posteriormente aprovadas por voto. Em seguida, se definiu o slogan da campanha: “Projeto Cadeira Vermelha: juntos por uma causa maior”. Também se decidiu pela implantação de uma campanha de arrecadação de materiais escolares, em parceria com a Pastoral, com a divulgação de cartazes e marcadores de páginas. Entre os itens que podem ser doados, estão cadernos, livros, canetas e lápis, além de equipamentos eletrônicos, principalmente celulares e tablets em bom estado.

As doações, que serão recolhidas nas portarias do Colégio, terão como destino a ONG Passos da Criança. Fundada em 2004, a Passos é uma organização da sociedade civil que atua há 17 anos com o objetivo de gerar transformação social por meio do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da comunidade Vila Torres, em Curitiba. Para simbolizar o Projeto Cadeira Vermelha, os estudantes do 8º Ano e do Ensino Médio idealizaram uma tarde de pinturas de cadeiras, como forma de chamar a atenção para a causa e reforço do alerta sobre a importância de uma educação inclusiva e de qualidade.

Ícone - Rematrícula
Rematrícula
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo