28.07.16

Exposição: Escotismo no Medianeira

Mostra “Diversidades que nos unem” apresenta história do GENSM dentro e fora do Colégio.

Programa Educativo do Escotismo dialoga com a Aprendizagem Integral do Medianeira. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

A partir desta quarta-feira (27/7) o Espaço Pe. Raimundo Kroth S.J., no bloco D do Colégio Medianeira, recebe a exposição “Diversidades que nos unem”, que marca os 45 anos do Grupo Escoteiro Nossa Senhora Medianeira (GENSM).  A inauguração faz parte da Semana Inaciana, série de comemorações em homenagem ao dia de Santo Inácio de Loyola, celebrado no domingo (31/7).

Refazendo a trajetória do grupo dentro do Colégio, a mostra apresenta à comunidade educativa a cultura e os ideais do Escotismo. A iniciativa é uma oportunidade para que famílias e responsáveis, educadores e alunos tenham contato com os elementos e peças que fazem parte do cotidiano de um escoteiro. “A relação do Grupo de Escoteiro com o Colégio é de amor e respeito, como aquele sentimento gostoso de pertencer à uma família. Nós não seríamos um dos maiores GE do país sem o apoio do Colégio, dos Jesuítas, da família Inaciana”, explica Michele Nasser.

Desde a sua criação, em 1971, por iniciativa do Pe. José Lorenzatto, o GENSM se fundiu à proposta pedagógica inaciana da Companhia de Jesus. O diálogo possível entre o pensamento jesuítico e o Movimento Escotismo foi fundamental para o desenvolvimento de uma parceria sólida por mais de quatro décadas. “O Programa Educativo assemelha-se à tradição jesuítica da Aprendizagem Integral, dialogando com as diversas expressões culturais e religiosas”, afirma Michele.

Gilberto Vieira, Diretor Administrativo do Medianeira, enxerga no GENSM um complemento da sala de aula. “Quem participa do grupo se desenvolve com uma visão de mundo e de cuidado com a natureza e com outros muito mais apurada. E isso fortalece a formação integral do aluno”, resume.

Espaço Pe. Raimundo Kroth S. J. é um complemento à sala de aula. Foto: Paulinha Kozlowski.

Comunidade

O Espaço Pe. Raimundo Kroth S.J., muito mais que um local expositivo, é um ambiente educativo integrado à Proposta Pedagógica Jesuíta. Por isso, ao trazer a mostra “Diversidades que nos unem”, o Medianeira convida a comunidade a celebrar e a conhecer um pouco mais da trajetória do GENSM e também do Colégio. Segundo Vieira, a exposição reafirma o compromisso de uma educação pluralista e de qualidade.

A primeira exposição montada no espaço fez um importante apanhado histórico do Colégio Medianeira, resgatando importantes momentos: das primeiras salas de aula até a instituição que conhecemos hoje. Por isso, o memorial se destaca por ser um importante instrumento de valorização da arte e da história, capaz de conscientizar, de maneira criativa, a comunidade educativa de seu papel para a construção de um mundo mais solidário e justo.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]