Feira do Conhecimento
Feira do conhecimento movimenta cotidiano dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
No final do mês de novembro ocorreu a Feira do Conhecimento, cujo objetivo é desenvolver um trabalho de pesquisa pluri e interdisciplinar nas séries, tendo como base a produção do conhecimento das diversas áreas, previstas nos planejamentos mensais e trimestrais dos professores. A Feira do Conhecimento busca também maior compromisso dos alunos e integração das famílias com relação aos estudos realizados na escola.
A aprendizagem integral dos alunos é um dos objetivos do Colégio Medianeira, que integra a Rede Jesuíta de Educação. Essa aprendizagem integral, de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Medianeira, passa por três dimensões: aprender/saber pensar, ser e agir. Na Feira do Conhecimento das diferentes séries é possível perceber o processo e o resultado dos trabalhos feitos nestas três dimensões.
[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alunos do 4º ano. Foto de Paulinha Kozlowski
Juliana Heleno, responsável pelo Serviço de Orientação da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano, afirma que, “além do trabalho com o conhecimento específico das disciplinas na série, há um trabalho com o conhecimento intra e interpessoal, há o trabalho com valores e atitudes, que também são categorias de conhecimento. É uma oportunidade para o aluno expressar-se oralmente (em situação formal de fala), interagir com seus familiares e demais convidados, ressignificando todo o processo acadêmico do ano”.
A Feira do Conhecimento é um evento que envolve todas as disciplinas que compõem as séries, mas que tem um foco inter e pluri disciplinar, ou seja, na Feira, as disciplinas conversam entre si, seja por compartilharem métodos ou por compartilharem temáticas de trabalho. É um evento de fim de ano, e um de seus objetivos é socializar com as famílias o trabalho feito pela série durante o ano letivo.
Os planejamentos dos trimestres trazem propostas de estratégias, que eventualmente podem culminar em produções que serão utilizados na Feira. Juliana afirma que, “Em outras palavras, não se produzem materiais para a Feira do Conhecimento, organiza-se o evento para expor a produção do ano”.
[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Alunos do 2º ano. Foto de Paulinha Kozlowski.
Dado isso, é importante salientar que a presença dos pais foi de suma importância para o sucesso da Feira. Eles vieram em grande número durante os dias de apresentação, que foram durante a semana. Marcia Bastos, mãe da aluna Gabrielle (4º ano), participou da apresentação pelo quarto consecutivo. Ela conta que “os alunos estavam ansiosos pela presença dos pais e que, apesar da vergonha, ver que eles estavam ali foi importante”. Gabrielle apresentou sobre a importância da produção e o consumo de frutas e verduras, especificamente o tomate e a alface. Marcia salienta que essa estratégia é importante “porque permite que os alunos possam observar as coisas relacionadas ao cotidiano deles, questões como alimentação saudável, sustentabilidade e reciclagem, sob um ponto de vista pedagógico”.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]