Feira do Conhecimento 2024
Confira a programação completa do evento que é aberto à nossa comunidade educativa.
A pesquisa no contexto escolar tem como objetivo organizar e orientar estudos de temas de relevância humana e social, com abrangência teórica (base conceitual e informativa), para viabilizar, por meio de uma abordagem pluridisciplinar, a formação de sujeitos pesquisadores críticos e comprometidos com seu tempo.
Para tanto, as leituras, as atividades de campo (aulas práticas), as linguagens do cinema, do teatro, da música, da literatura, da internet, das revistas e dos jornais, entre outras, são importantes fontes que transitam pelos diferentes campos de investigação por meio das múltiplas linguagens e interações sociais. É por isso que toda teoria é social e histórica e, portanto, possui estreita relação com a vivência do aluno, conectando-o à realidade local e global e desafiando-o constantemente a compreender para além das interpretações midiáticas.
Ensinar a pesquisar exige ir além do que ouvimos e vemos; exige o estudo de diferentes fontes e interpretações sobre o mesmo fato e, ao longo da escolaridade, requer o desenvolvimento de posicionamento crítico sobre o conhecimento pesquisado. As respostas encontradas estão impregnadas das pessoas que as investigaram, tornando qualquer pesquisa um ato simultaneamente solitário e coletivo. A atitude investigativa conecta todas as pessoas que fazem parte do grupo de estudo e realimenta, de forma única, cada integrante.
Será muita pretensão da pesquisa escolar? Pensamos que não. Pesquisar e refletir sobre as ambiguidades e paradoxos do nosso tempo é uma possibilidade de criar caminhos para inovar e pensar simultaneamente o presente e o futuro. Sem dúvida, ensinar a cultura do sentido com ênfase no respeito a si e aos outros é uma busca constante da Educação Inaciana. Formamos pessoas capazes de pensar a relação entre passado, presente e futuro e de estabelecer um compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária.
Nesse contexto, a Feira do Conhecimento é um momento de valorização e socialização das pesquisas de alunos e professores. Ela representa o resultado de um ano de trabalho, carregando em si os acertos e controvérsias, os êxitos e dificuldades, as contradições e concordâncias próprios da pesquisa viva, que toma como ponto de partida a realidade histórico-social.
Programação da Feira do Conhecimento
A Feira do Conhecimento do Colégio Medianeira será no próximo sábado (09/11), a partir das 09h, e é aberta a toda à nossa comunidade educativa. Confira a programação completa abaixo, separada por série.
6º ano
Local: Salão Nobre
Quando: 09/11
Horário: 8h às 12h
Tema: “Descobrindo o Rio Belém em Curitiba: Unindo Forças para Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável!”
Núcleo: Todos
Descrição do que será feito: Neste evento, celebraremos o empenho e a dedicação dos estudantes do 6º ano do Colégio Medianeira na exploração e preservação do Rio Belém. Ao longo do ano, em um projeto interdisciplinar centrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os alunos conduziram pesquisas que incluíram a análise da qualidade da água em diferentes pontos do rio, destacando a relevância do saneamento básico e da preservação ambiental para a saúde humana e o equilíbrio ecológico.
A Feira apresentará uma variedade de produções, como análises de amostras de água, haicais, jogos educativos e outras atividades, promovendo uma experiência interativa e informativa para todos os visitantes. Também será lançada a 2ª edição da revista Águas do Belém e Além: Medianeira em Destaque, onde os estudantes-autores compartilham suas descobertas e reflexões sobre o impacto ambiental e social do Rio Belém em Curitiba. Com esse evento, buscamos não apenas educar, mas também inspirar a comunidade a refletir sobre a importância da sustentabilidade e da proteção dos recursos hídricos locais.
7º ano
Local: Hall da Biblioteca Fase 1
Quando: 09/11
Horário: 8h às 12h
Tema: “A (RE) significação da Acessibilidade e Inclusão Social em nossa Cidade”
Núcleo: Todos
Descrição: A partir dos ODs que é a temática geradora do ciclo 6º/7º, os estudantes do 7º ano durante o ano desenvolveram atividades em todos os Núcleos como foco na acessibilidade em Curitiba. O foco da Feira será apresentação dos trabalhos, desde análises de amostras do Rio Belém, haicais, jogos, entre outros.
8º e 9º anos
Núcleo: Naturais
Local: Espaço da Cantina
Quando: 09/11
Horário: 09h00 às 11h30
Tema: Cuidado com a Casa Comum, a partir da discussão das fontes renováveis de energia, consumo e produção responsáveis dos resíduos e reciclagem.
Descrição: Apresentação das maquetes construídas pelos estudantes com foco nas temáticas propostas pelo núcleo.
Núcleo: Linguagens 1
Local: Biblioteca e sala de Humanidades
Quando: 09/11
Horário: 09h00 às 11h30
Tema: Os impactos das mídias e tecnologias digitais sobre os processos criativos com ênfase na cultura do movimento, na produção artístico-visual e literária.
Descrição: Os convidados passarão pelo corredor da biblioteca e serão recebidos pelos estudantes em diferentes estações de reflexão sobre os impactos da cultura digital.
Núcleo: Linguagens 2
Local: Sala de reuniões ADM
Horário: 09h00 às 11h30
Tema: Cinema Beyond the Entertainment
Descrição: Apresentação dos curtas-metragens produzidos pelos estudantes.
Núcleo: Humanas
Local: Bloco C (corredores e salas)
Quando: 09/11
Horário: 09h00 às 11h30
Tema: Condição atual dos migrantes e refugiados
Descrição: Inspirados na estratégia “caminhe uma milha sobre meus sapatos” faremos uma simulação de um assentamento de refugiados. Cada grupo de estudantes será responsável por apresentar as características e simular as estações de acolhimento.
1ª série EM
Local: Espaço da Terceira Série
Quando: 09/11
Horário: 9h às 11h30
Universos Discursivos: sala do 3°D
Economia Solidária: sala do 3°B
Projeto de Vida: sala do 3°D
Jogos Digitais: sala do 3°C
CGS, Biologia, Naturalistas, Química: sala do 3°A
PIBIC JR: espaço de convivência da terceira série
Esporte e Saúde: espaço de convivência da terceira série
Teatro: final do corredor 2º andar
Descrição: Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio apresentam suas produções em diversas áreas de conhecimento. Em Universos Discursivos exploram a expressão e argumentação e a construção social do texto. No projeto de Economia Solidária, analisam formas colaborativas de economia sob uma perspectiva da cidadania global e justiça social. Em Projeto de Vida (3°D), refletem o desenvolvimento pessoal e a construção de um projeto de vida capaz de incluir o outro. Já em Jogos Digitais, investigam a criação e impacto dos jogos, experienciando o processo de produção dos games. Com CGS, Biologia, Naturalistas e Química envolvem o universo científico relacionando o método dessas ciências, a arte e o trabalho em equipe. Já nas pesquisas concluídas e a desenvolver no PIBIC JR – PUC-PR, temos uma visão ampla da diversidade de temas, métodos e trajetórias da parceria entre a educação básica e o ensino superior. Por fim, os trabalhos do Itinerário Esporte e Saúde destacam as práticas de bem-estar físico e mental necessárias a uma perspectiva integral de saúde.
2ª série EM
Matriz de Ciências Naturais e Ciências Exatas
Tema: Explorando o Futuro através dos Itinerários Formativos de Naturais e Exatas
Local: Salas e corredores do Térreo Bloco B – T01, T02, T05, T06
Quando: 09/11
Descrição: Os estudantes da Matriz de Naturais e Exatas desenvolveram trabalhos de pesquisa nos três itinerários:
No Itinerário de Engenharia das Cidades os estudantes conheceram como a engenharia pode ser aplicada para melhoria da qualidade de vida nas cidades, investigaram problemas urbanos como moradia e trânsito, propuseram soluções inovadoras que possam fazer a diferença no ambiente urbano.
Já o Itinerário de Energia e Ambiente buscou trabalhos para a compreensão das diferentes formas de energia, suas transformações e impactos através da criação de protótipos criativos que explorem os princípios energéticos ou a investigação das implicações ambientais das tecnologias energéticas atuais e futuras.
E o Itinerário de Química Ambiental estudou caminhos para uma energia mais limpa e sustentável, explorando a geração de energia a partir de fontes renováveis, o desenvolvimento de combustíveis ecológicos e estratégias para mitigar a poluição.
Matriz de Linguagens e Ciências Humanas
Local: Salas e corredores do andar superior do Bloco A – S01, S03, S04, S06
Quando: 09/11
Horário: 9h às 11h30
Temas:
Observatório Político e Social – Com o intuito de aprofundamento sobre a estrutura, organização e funcionamento da política brasileira os estudantes do Observatório Político e Social pesquisaram e experenciaram, durante os três trimestres de 2024, diferentes formas de pensar e fazer política. Em um primeiro momento, após leituras sobre os direitos sociais fundamentais, os estudantes escolheram temas relacionados a tais direitos que os sensibilizaram para, posteriormente, ampliar suas pesquisas e estudos. Em segundo momento, o observatório ofertou a oportunidade de vivência junto a grupos sociais, profissionais do terceiro setor e de órgãos públicos que atuam diretamente com os temas analisados pelos estudantes. A vasta diversidade dessas pesquisas, entrevistas, dias de voluntariado e vivência junto às pessoas que estão inteiramente envolvidas nas distintas realidades do município, permitiu que estes estudantes não só aprimorassem seus conhecimentos sobre as questões pesquisadas, como também, se envolvessem e sensibilizassem com as problemáticas sociais com as quais trabalharam. O resultado, foi a criação, escrita e apresentação de Projetos de Leis e Políticas Públicas aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), buscando levar sugestões de possíveis soluções para os problemas encontrados pelos estudantes durante toda essa jornada. As propostas foram igualmente protocoladas junto à CMC, com o intuito de serem analisadas pelos vereadores da casa, sobretudo pela Comissão de Direitos Humanos do município. Assim, acredita-se que tais experiências e o exercício da cidadania fomentada por este itinerário fortalece o senso crítico, a noção de responsabilidade e justiça social e do alcance e das possibilidades de ações políticas em nossa sociedade.
Contexto em Crítica: Atualidades / Geografia – Entre os temas cujos estudos foram mais aprofundados no decorrer do ano estão os que se referem a alguns dos principais acontecimentos da geopolítica da América Latina, como os que envolvem o crescimento do poder paralelo das milícias, a resistência cultural dos povos originários e outras comunidades tradicionais e o aumento da população de refugiados no mundo. Neste último tema, a estratégia desenvolvida abrangeu a leitura, fichamento e a criação de um desfecho para a história de um refugiado sírio, em fuga da guerra civil em seu país, a partir da obra de História em Quadrinhos de Fabien Toulmé. Na exposição da Feira do Conhecimento, os estudantes apresentam as tirinhas ou sequência de quadrinhos do final que criaram para a epopeia de Hakim, ao chegar à França e vídeos de suas apresentações referentes aos temas de geopolítica latino-americana, entre outros. Outro tema de aprofundamento, especialmente em Geografia, foi a questão ambiental, as políticas regulatórias e crise climática.
Vida Saudável e Emocional/Educação Física – A exposição abordará as violências perpetradas contra o próprio corpo em busca de um ideal de perfeição imposto pela sociedade. Para alcançar esse padrão, muitos indivíduos adotam comportamentos de risco, como dietas desequilibradas e procedimentos estéticos invasivos, que podem resultar em sérios problemas de saúde, além de contribuir para o surgimento de transtornos de autoimagem como anorexia e vigorexia. Neste contexto, buscamos ilustrar de forma impactante as causas e consequências desses comportamentos, enfatizando a efemeridade dos padrões de beleza e o papel das mídias sociais nessa dinâmica.
Jogos Digitais – apresentação dos programas e jogos digitais desenvolvidos durante o ano letivo.