Feira do Conhecimento 2025
Confira a programação completa separada por série.
Programação da Feira do Conhecimento
A Feira do Conhecimento do Colégio Medianeira será no próximo sábado (08/11), a partir das 09h, e é aberta a toda a nossa comunidade educativa. Confira a programação completa abaixo, separada por série.
6º ano
Local: Salão Nobre
Horário: 9h às 11h40
Tema: Cidadãos do mundo: cuidando da casa comum – “Eu, Tu e Nós”
Núcleo: Todos
Descrição do que será feito: A Feira do Conhecimento deste ano propõe uma reflexão sobre os desafios ambientais, sociais e culturais do nosso tempo sob a perspectiva da cidadania global.
Os estudantes do 6º ano apresentam um projeto integrado inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na exploração e preservação da água. As pesquisas realizadas destacam a importância do saneamento básico e da sustentabilidade ambiental para a saúde e o equilíbrio do planeta.
Entre as produções, o público poderá conferir análises de amostras de água, HQs, jogos educativos e outras atividades, em uma experiência interativa que valoriza o conhecimento, o cuidado e a responsabilidade com os recursos naturais.
7º ano
Local: Hall da Biblioteca Fase 1
Horário: 9h às 11h15
Tema: Ações Sociais para um mundo melhor: Act Local, Think Global
Núcleo: Todos
Descrição: Os estudantes do 7º ano apresentam o projeto “Ações Sociais para um Mundo Melhor: Act Local, Think Global”, que convida à reflexão sobre inclusão, acessibilidade e justiça social.
A proposta, inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integra diferentes áreas do conhecimento e estimula uma visão crítica sobre os desafios globais e locais do presente.
Na Feira, serão apresentadas legendas poéticas, jogos, crônicas, dilemas éticos e projetos de lei, criados pelos próprios estudantes, como expressão de empatia, protagonismo e compromisso com um mundo mais justo e inclusivo.
8º e 9º anos
Núcleo: Naturais
Local: Espaço da Cantina
Tema: Investigação da importância da natureza para o bem-estar e a aprendizagem, valorizando o contato com ambientes verdes como fonte de conhecimento e de vida, tendo como foco principal o Lago do Colégio Medianeira.
Descrição: Apresentação dos trabalhos e protótipos produzidos pelos estudantes.
Núcleo: Linguagens 1
Local: Corredor da Biblioteca e Sala de Humanidades
Descrição: Os convidados passarão pelo corredor da biblioteca e serão recebidos pelos estudantes em diferentes estações de reflexão sobre os impactos da cultura digital.
Tema: Os impactos das mídias e tecnologias digitais sobre os processos criativos com ênfase na cultura do movimento, na produção artístico-visual e literária.
Núcleo: Linguagens 2
Local: Auditório Vicente Slanny
Descrição: Apresentação dos curtas-metragens produzidos pelos estudantes.
Tema: Cinema Beyond the Entertainment
Núcleo: Humanas
Local: Bloco C (corredores térreo e inferior)
Descrição: Inspirados na estratégia “caminhe uma milha sobre meus sapatos” faremos uma simulação de um assentamento de refugiados. Cada grupo de estudantes será responsável por apresentar as características e simular as estações de acolhimento.
Tema: Condição atual dos migrantes e refugiados
1ª série EM – 2025
PDV – 1ª e 2ª séries – Sala do 3C
Exatas (Matemática Integrada):Laboratório de Física e Hall de entrada do andar térreo Bloco do Ensino Médio.
Naturais (Natureza e Cultura): Salas da 3ª Série do Ensino Médio.
Humanas (Ciências Humanas Aplicadas): Andar superior do bloco do Ensino Médio e Salas S03, S04, S06 e corredor.
Linguagens (Linguagens Digitais): Andar superior do prédio de 8º e 9º anos.
PIBIC JR e Co-docência: Espaço de convivência da 3ª série
As apresentações das disciplinas que integram o projeto do Novo Ensino Médio — Exatas (Matemática Integrada), Naturais (Natureza e Cultura), Humanas (Ciências Humanas Aplicadas) e Linguagens (Linguagens Digitais) — revelam a potência de uma educação conectada à realidade e comprometida com a formação integral. Os trabalhos abordaram temas como as linguagens e suas múltiplas expressões, a inserção da mulher na sociedade, o preconceito enfrentado por atletas negros, a resolução de problemas pelo design e a importância da estética no cotidiano e na qualidade de vida. As produções da Formação Geral Básica, Projeto de Vida e Co-docência, somadas às pesquisas desenvolvidas na PUC-PR pelo PIBIC Jr., evidenciam o protagonismo estudantil e o compromisso com uma educação crítica, criativa e transformadora.
2ª série EM
Área de Ciências naturais
Locais:
Apresentação do Núcleo de Ciências Naturais e suas tecnologias – Bloco Ensino Médio – piso superior, sala do terceirão – 3º D
Apresentação das Luminárias de Física – hall de entrada do bloco do Ensino Médio
Apresentação do tratamento da água de Química – hall de entrada do Bloco do Ensino Médio
Linha de Pesquisa: Como a Arte e a Ciência explicam a vida: processos e conservação.
Eixos Temáticos: Arte e Ciência: a construção das Ciências da Natureza; Biotecnologia aplicada à saúde; Alimentação, saúde e nutrição esportiva; Energia e ambiente: tecnologia e aspectos da física e química associados a produção e c conservação.
Área de Ciências Humanas Aplicadas
Locais: Bloco do Ensino Médio – salas do térreo – T05 – A e T 06 – A
Linha de Pesquisa: Povos, Territórios E Direitos.
Eixos temáticos: Territórios e Territorialidades: Saberes e Práticas dos Povos Tradicionais do Paraná; Vulnerabilidades Urbanas e Socioambientais: Desafios entre Planejamento e Realidade; Agroecologia e Justiça Social: Caminhos para e Sustentabilidade e Equidade; As Revoluções Burguesas dos Séculos XVIII e XIX e seus Impactos no Mundo; O Imperialismo e as Consequências das Revoluções Industriais no Mundo Atual
Ciências Exatas e suas tecnologias
Locais: Bloco do Ensino Médio – laboratórios de Física (térreo).
Linha de Pesquisa: Espaços Urbanos e sustentabilidade
Eixos temáticos: Desigualdade social, sustentabilidade urbana em Curitiba; Urbanismo e sua perspectiva matemática; Matemática e ações sustentáveis.
Linguagens e suas tecnologias
Locais: Bloco do Ensino Médio – piso superior – S04 A; S06 A
Bloco do 8º e 9º anos – piso superior – S02 C; S06 C; S08 C; S10 C
Linha de Pesquisa: Linguagem, Cultura e Corpo na Sociedade Contemporânea: Expressões e Intervenções
Eixos temáticos: A Educação Física escolar e a promoção da equidade de gênero; Teatro: Expressões, Identidades e Sociedade na Contemporaneidade; Arte: a importância da arte urbana (grafite, pixação, stickers) como forma de expressão linguística, política e social; Universos Discursivos na Era Digital – Texto e Tecnologia: Intervenção Social na Era Digital; Literatura Comparada e Hibridismo Cultural: Análise de Textos Ficcionais em Contextos Pós-Coloniais.