Sábado (2/7) é dia de festão!
Trem bão é estar junto!
Anota na agenda: 2 de julho (sábado), das 11h às 17h, aberta à comunidade!
O mês de julho está chegando e a Festa Julina do Colégio Medianeira está de volta ao presencial. A tradicional festa é organizada pelos nossos educadores, com o apoio dos estudantes, e marca o encerramento do primeiro semestre letivo, fechando as olimpíadas, comemorando as conquistas e aprendizagens da primeira metade do ano e dando boas-vindas ao recesso escolar.
O evento conta com as deliciosas comidas típicas, brincadeiras e as populares quadrilhas ao melhor som caipira, além, é claro, dos trajes tradicionais. Este é um período de confraternização, entre amigos e famílias, o que faz do evento um momento singular e especial.
Tradição Brasileira
Que a Festa Julina é um dos momentos mais esperados do ano aqui no Medianeira, nós sabemos! Mas será que você sabe como essa festa se tornou popular?
Historiadores mostram que a celebração está relacionada a festividades pagãs que eram realizadas na Europa, marcando a passagem da primavera para o verão. Acreditava-se que eram realizadas como forma de afastar qualquer praga que pudesse interferir na colheita.
A comemoração da festa junina foi trazida para o nosso país sob influência dos portugueses no século XVI, durante o processo de colonização. Quando chegou no Brasil, a comemoração era conhecida como “festa joanina”, em referência a São João, mas, com o passar dos anos, o nome foi alterado para “festa junina”, pois acontece em junho e homenageia todos os Santos do mês, Santo Antônio (dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).
Inicialmente, o evento tinha um foco estritamente religioso, mas com o tempo acabou sendo vista como uma festividade popular e não somente da igreja, fazendo com que se associasse a símbolos típicos das zonas rurais. A comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste.
A Festividade no Medianeira
Atualmente, a celebração não acontece mais só em junho, muitos lugares realizam no mês de julho e agosto também. Aqui, no Colégio Medianeira, acontece no mês de julho por conta do encerramento do primeiro semestre letivo.
É uma festa importante porque congrega, em um ambiente lúdico, a comunidade educativa: educadores, estudantes, famílias. Contamos sempre com a presença de entidades e associações ligadas ao colégio, como os sempre-alunos, APP, escoteiros, Cepat, CVX e outros.
Como forma de integrar a comunidade e reforçar laços de convivência dos estudantes, a Festa Julina cria um clima fraterno e amistoso e promove reencontros de gerações e de amigos. O Padre Nereu Fank, S.J., relata que: “queremos celebrar com alegria o retorno ao presencial, principalmente porque acontece em um ano em que o colégio celebra os 65 anos de história. Temos uma linda história para contar e celebrar, e os reencontros de gerações e amigos adquirem um significado especial na celebração do aniversário do colégio“, diz Pe. Nereu.
Atividades no Colégio
Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Medianeira trabalha a temática da Festa Julina. Com os pequenos, as educadoras de cada turma irão montar uma pequena festa, além de confeccionar bandeirinhas que focam nos personagens do folclore. No Ensino Fundamental, as crianças estão aprendendo sobre as simbologias, instrumentos musicais e movimentos da dança, e estão tendo autonomia de escolherem as músicas e as danças que irão apresentar. O Ensino Médio não fica de fora, as turmas também participam se preparando com quadrilhas muito divertidas.
O estudante do Terceirão, Phelipe Salomé, contou que o que a turma mais quer é marcar o ano no Colégio, principalmente nos eventos mais importantes. “Após dois anos de pandemia, o nosso objetivo é retomar de uma forma simbólica e diferente dos outros anos”, e complementa “antes mesmo de ser estudante do Medianeira eu já participava das festas. Por mais que eu esteja saindo, como sempre-aluno, eu quero continuar fazendo parte desta história”, conta Phelipe.
Serviço
A Festa Julina do Colégio Medianeira é aberta para toda a comunidade e acontecerá em 02 de julho de 2022, das 11h às 17h, com entrada gratuita.
Lembramos que, por determinação legal e princípios educativos, não será permitida a venda e nem o consumo de bebidas alcoólicas na festa.