08.04.16

FLACSI: Qualidade em Gestão Escolar

Professora Mora Podestá visitou o Colégio nesta semana para capacitar os educadores do Medianeira.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] Professora Mora Podestá (ao centro) entre os educadores do Medianeira. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

O Colégio Medianeira recebeu nesta semana a visita da professora Mora Podestá, subdiretora do Sistema de Qualidade em Gestão Escolar (SQGE), da Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). Sua passagem por Curitiba tem como objetivo capacitar e instrumentalizar as equipes de melhorias do Medianeira.

O SQGE é uma maneira das instituições de ensino se posicionem em uma revisão interna, observando pontos positivos e o que é preciso aprimorar. De acordo com a professora, ao falar em qualidade de gestão escolar é preciso visualizar a educação e o resultado da aprendizagem com os estudantes.

“O Colégio está em um processo muito responsável dentro do sistema. Acho que essa é uma reflexão muito interessante”, disse Mora sobre a atuação do Medianeira no projeto. Para a subdiretora, a FLACSI e o sistema de qualidade permite uma maior troca entre as comunidades educativas, fortalecendo as características regionais ao mesmo tempo em que cria uma unidade dentro da Rede Jesuíta de Educação (RJE).

Quatro dimensões

Ao implantar o SQGE, o Colégio se coloca a pensar a qualidade do ensino dentro de quatro dimensões: curricular, estrutura e recursos, clima e, por fim, a relação com a comunidade. Na visão de Fernando Guidini, diretor acadêmico do Medianeira, a partir desses elementos a comunidade educativa é capaz de fazer um mapeamento e se posicionar como “o colégio que nós somos e o colégio que queremos ser.”

“É preciso que todos, coletiva e colaborativamente, assumam esses processos de melhora que, resultantes de toda uma avaliação, se configuram como aquelas grandes linhas que percebemos ser revistos e retrabalhados”, explicou Guidini.

O resultado da qualificação da gestão escolar é o aperfeiçoamento da aprendizagem integral, ao mesmo tempo em que ela é a base para o desenvolvimento de novas estratégias. Nesse sentido, as quatro dimensões são fundamentais para formar sujeitos comprometidos, competentes, conscientes e compassivos. “Os alunos educados dentro dos quatro C’s são alimentados pelo horizonte da aprendizagem integra”, define.

Gramática comum

O diretor geral do Colégio Medianeira, P. Carlos Alberto Jahn, enxerga no SQGE uma possibilidade de consolidar e reavaliar as estratégias de aprendizagem criadas. “De um ponto de vista macro, o Sistema de Qualidade traz uma nova gramática para os projetos pedagógicos dos colégios da Rede Jesuíta no Brasil. Localmente, ele nos coloca num contínuo exercício de autoavialiação da gestão escolar e focar nossas estratégias na aprendizagem das alunas e alunos. Sob os dois aspectos há reforço de identidade e nos ajuda a revistar a tradição educativa jesuíta”, explicou.

Equipes

Para esta etapa de elaboração das melhorias o Medianeira elegeu dois projetos: Currículo e Gestão de Pessoas. Juliana Heleno, Claudia Furtado, Roberta Uceda, Suzana Brito, Regina Lecheta, Buturi, Daiane, Eliane, Sidney e Rosiclea compõem a equipe do primeiro projeto. Os educadores responsáveis pelo segundo projeto são Edilson, Jacqueline, Lidiane, Fabiano, Henrique, Beto, Ivana e Diego.

Conheça mais sobre a FLACSI no vídeo abaixo