03.11.15

FLIM 2015

A FLIM - Festa das Linguagens do Medianeira - reúne literatura, dança, teatro, música, cinema, arte e fotografia.

Com a presença de escritores, fotógrafos e jornalistas, a Festa das Linguagens Medianeira (FLIM) acontece entre os dias 04 e 11 de novembro. Na quinta edição do evento, o Colégio Medianeira mantém as portas abertas ao público, com palestras sobre leitura e literatura e mostra de artes das oficinas de Arte, Cinema e fotografia, Dança, Teatro e Música.

Na abertura da FLIM 2015, um dos destaques será a presença do gaúcho Leandro Karnal. O historiador e escritor conversa com os participantes sobre a formação do brasileiro e a cultura letrada e literária no Brasil, levando em consideração aspectos do passado e do presente. Atualmente, Karnal ministra aulas na UNICAMP na área de História da América e tem publicações sobre ensino de História. A palestra acontece no dia 4 de novembro, às 18h30.

Fernando Guidini, diretor acadêmico do Colégio Medianeira, afirma que “se defendemos e apresentamos à comunidade de educandos, pais e educadores, um Projeto Político-Pedagógico que tematiza a aprendizagem integral, devemos compreender que tal proposta perpassa pelas áreas cognitiva, sócio emocional e espiritual comunitária, tornando-se realidade em uma série de projetos e estratégias que vão desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A FLIM se configura como um destes especiais momentos”.

Prezando as múltiplas linguagens estão, entre os convidados: o cineasta Rafael Urban, o fotógrafo Vinicius Ferreira, o publicitário e tradutor, Diego Zerwes, o professor da PUCPR, Ivan Mizanzuk. Também estarão presentes o jornalista Alvaro Borba e o humorista Claudinho Castro, que compõem a equipe da mídias sociais da Prefeitura de Curitiba, conhecida como Prefs. Durante a festa, há feira de livros, com milhares de títulos à disposição dos visitantes, e também um espaço para doação e troca de livros, das 8h às 18h30.

“Experienciar uma semana de aprendizagens no diálogo entre as Artes e a Literatura, em suas múltiplas linguagens, significa tematizar as dimensões estética e literária como componentes fundamentais do currículo, objetivando o desenvolvimento harmônico e coerente dos nossos educandos. Temos a certeza de que o conhecimento das Artes e das Letras sensibiliza o nosso modo de ser, pensar e agir, contribuindo para com o desenvolvimento de seres humanos melhores, além de estruturas sociais ainda mais justas, fraternas, abertas e sensíveis ao outro e ao meio em que vivemos”, aponta Fernando Guidini.

Há também um grande espaço destinado a mostras artísticas das Oficinas do Centro de Artes do Colégio Medianeira e outras atividades relacionadas especificamente às famílias e alunos. São as mostras de curtas metragens da Oficina de Cinema e Fotografia, apresentações das Oficinas de Dança, Teatro e Violão, exposições da Oficina de Artes Visuais, interações literárias propostas pelo Clube do Livro, lançamento da Coletânea de Textos dos Alunos, a Feira do conhecimento e a Feira do Livro.

O que está em jogo na Festa é a multiplicidade das linguagens, fato que é defendido por Martinha Vieira, supervisora do Centro de Artes: “nesse movimento coletivo de experimentações, vivências, raciocínios, descobertas, leituras diversas, diversos olhares. Colocar-se na pele do outro pelo viés da literatura, do cinema, do som, da imagem e do movimento traduz um grau inusitado de sabedoria, de compreensão da vida e do humano, de descobertas de verdades”.

Para fechar a FLIM, o grupo Braseiro, vencedor do Edital Medianeira Nossa Música de 2014, lança o CD Ascende o Samba, fruto do patrocínio do colégio. O trabalho traz composições de grandes sambistas locais, desconhecidos do grande público, reunidas com os sambas consagrados. A apresentação do Braseiro acontece no dia 11 de novembro, às 18h30.

Ícone - Agende uma visita
Agende uma visita
Ícone - Matrículas
Matrículas

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo