04.11.21

FLIM 2021 vem aí!

Festa das Linguagens do Colégio Medianeira terá formato híbrido e destaques como palestras com Milton Hatoum, Thais Linhares e José Roberto Torero.

FLIM 2021 vem aí!

Começará, em 16 de novembro, a FLIM (Festa das Linguagens do Colégio Medianeira).  Com o tema “Abra seus olhos e veja coisas novas”, a Festa, que será dividida em diversos momentos ao longo de duas semanas, promoverá, por meio de diversas expressões artísticas, a partilha e a troca de experiências entre agentes culturais, estudantes, educadores e a nossa comunidade acadêmica.

Um dos destaques da FLIM 2021 será o bate-papo com Milton Hatoum no dia 17, às 18h30. O escritor amazonense, vencedor dos prêmios Jabuti, Livro do Ano, Bravo!, APCA e Portugal Telecom, com obras traduzidas em 14 países, conversará com a nossa comunidade sobre o potencial da literatura na humanização das relações pessoais em um contexto de crise econômica e social. Hatoum é autor de obras fundamentais da literatura brasileira, como Relatos de um certo Oriente (1989), Dois irmãos (2000) e Cinzas do Norte (2005).

Um dia antes, José Roberto Torero conversará com estudantes do 3º Ano sobre o seu livro infantil Chapeuzinhos Coloridos (2010), escrito em coautoria com Marcus Aurelius Pimenta. Torero é autor de clássicos como O Chalaça (1995) e Terra Papagalli (1997), também em coautoria com Marcus Aurelius Pimenta. No dia 19, Thais Linhares contará às crianças do 2º Ano um pouco da sua relação com o universo literário e sobre a produção do livro Princesas em greve (2018). Thais é ilustradora, designer gráfica, autora de livros infantojuvenis e roteirista de histórias em quadrinhos e de animação, além de vencedora de diversos prêmios, como o Jabuti,

Além de importantes nomes da literatura brasileira contemporânea, a FLIM trará artistas dos mais diversos segmentos, como o ator, professor, músico e compositor Saulo Soul, a bailarina Juliana Ribeiro e o grupo teatral Tupi Pererê, formado por artistas da área da música e das artes cênicas.

A proposta da edição de 2021 é de promover tempos e espaços de aprendizagem por meio das diferentes linguagens. “De forma híbrida, ou seja, presencial e on-line, a FLIM retoma aos poucos ao seu curso natural de apresentações”, afirma Vinícius Soares Pinto, coordenador de Midiaeducação. “A expectativa é de fomentar muitas discussões, debates e reflexões, com olhares e leituras mais amplas sobre a nossa realidade atual a partir das manifestações artísticas”, completa.

FEIRA DO CONHECIMENTO

Paralelamente à FLIM, acontece, a partir do dia 19 de novembro, a Feira do Conhecimento, série de eventos em que os estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental a 2ª Série do Ensino Médio apresentam os resultados dos projetos de pesquisas acadêmicas realizados durante o ano letivo.

Aliando o saber científico às diferentes áreas do conhecimento, a Feira aposta em seu caráter transdisciplinar. Busca-se proporcionar espaços de aprendizagens por meio do debate, palestras e oficinas, além da troca de experiências e vivências entre os estudantes e a comunidade educativa.

SOBRE A FLIM

A FLIM surgiu em 2011, como desdobramento do projeto Sujeitos Leitores. Com o tempo, incorporando novas linguagens, tornou-se um dos eventos artísticos mais importantes de Curitiba, contando com personalidades como Eliane Brum, Luiz Rufatto, Estrela Leminski, Cristovão Tezza, José Carlos Fernandes e Marcelino Freire. A edição de 2021 vai até 3 de dezembro.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Ícone - Agende uma Visita
Agende uma Visita
Ícone - Rematrícula 2022
Rematrícula 2022

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nossos sites e fornecer funcionalidade de redes sociais. Se desejar, você pode desabilitá-los nas configurações de seu navegador. Conheça nossa Política de Privacidade.

Concordo