11.10.13

FLIM – Festa Literária do Medianeira 2013

Não tem jeito: não há país desenvolvido – com níveis satisfatórios de bem-estar social e índices aceitáveis de desenvolvimento humano – que não tenha passado pela porta das bibliotecas, pelas páginas dos livros. Curiosamente, em um mundo que apregoa o utilitarismo como finalidade das nossas condutas, temos um elemento coincidente que é visto por muitos como inútil mas perpassa a história dos povos que conseguiram autonomia no pensamento e apropriação de seus destinos: a leitura.

É claro que há várias armadilhas nesse raciocínio, afinal estamos falando de que tipo de desenvolvimento? Ler para dominar o outro é risco constante. Ler para desfrutar de um poder tirano é tudo o que não queremos. Mas sabemos que a leitura, esse processo que é ao mesmo tempo colher e escolher, também significa a possibilidade de reconhecimento de nossa contextura individual e social.

Pensemos no trabalho do arqueólogo: ao encontrar pequenos estilhaços, cacos de antigos objetos, ele consegue reconstruir um todo perdido, mesmo que não encontre todas as peças de seu quebra-cabeças. A leitura e os livros são esses pequenos fragmentos. Quanto mais juntamos, maiores as interseções, maior vai ficando o nosso tecido, o nosso objeto, o nosso mundo reelaborado. Maior a compreensão da trama que tecemos e a um só tempo nos enreda.

Assim, não é difícil entender qual o sentido de uma festa literária, com feira de livros, contação de histórias, oficinas de criação, palestras e bate-papos com escritores e profissionais ligados ao livro e à leitura, apresentações e exposições artísticas, show de música. Além disso, enfatizamos a leitura de ficção, esse fingimento estratégico que confronta dialogicamente os discursos de todas as áreas do conhecimento e os coloca nessa grande arena contida entre capa e contracapa: o livro.

Essa ampliação dos modos de ver, apreender e recriar realidades é uma das maiores ambições que uma instituição de ensino deve ter. Pela FLIM 2013, passarão seguramente mais de 3 mil pessoas, pois contamos com a presença de nossos 2800 alunos – cada turma terá ao menos duas atividades ligadas ao evento. Também nossos educadores têm encontro marcado com as palestras, bate-papos e feira do livro.

Agora, queremos convidar você, leitor ou não leitor, a reforçar ou firmar seu compromisso com a leitura. Pais de alunos, familiares, estudantes universitários, profissionais de quaisquer área: todo o mundo. Seja bem-vindo à nossa festa, que é uma celebração das coisas boas que nós, humanos, fomos e somos capazes de produzir e aproveitar.

Acompanhe toda a programação, agende-se. A festa é para todos. Confira o vídeo de divulgação da FLIM 2013, abaixo.

Cezar Tridapalli