22.08.16

Formação em parceria

Gestores e educadores participaram de um momento de aprimoramento e qualificação.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] A conversa foi comandada pelas representantes da escola Vila Sofia, Maria de Lourdes Barduco e Andréa Assumpção. Foto: Paulinha Kozlowski.

Texto por Jonatan Silva

As dez escolas do Projeto Parcerias participaram na manhã desta quinta-feira (18/8) de uma oficina sobre a metodologia de Educação Infantil desenvolvida pela pediatra húngara Emmi Pikler (1902 – 1984). A conversa foi comandada pelas representantes da escola Vila Sofia, Maria de Lourdes Barduco e Andréa Assumpção.

A oficina, que contou com 60 gestores e educadores, abordou a importância do afeto e da empatia nas relações entre educador e educando. Para Danielle Stapassoli, coordenadora do Parcerias, por ser uma abordagem nova, para a maioria das instituições, o método Pikler despertou grande interesse nas escolas parceiras.

Assim como a conversa com a professora Ângela Coutinho, realizada em abril, a oficina da Vila Sofia permitiu a discussão e a troca de vivências por meio de diferentes realidades. Segundo Maria de Lourdes Barduco, disseminar boas ideias é ponto-chave de uma educação de qualidade. “Se nós temos uma experiência de sucesso, temos que compartilhar”, disse.

Andréa Assumpção ressalta que, tão importante quando descobrir novas metodologias, é a formação em parceria, proporcionando o aprimoramento contínuo e a qualificação de educadores – um dos principais objetivos do projeto.

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”] No total, 60 educadores estiveram presentes. Foto: Paulinha Kozlowski.

Afetividade

De acordo com a proposta pedagógica de Emmi Pikler, a afetividade está intimamente ligada ao desenvolvimento motor e intelectual das crianças. Por isso, na visão de Maria de Lourdes, é preciso conhecer a linguagem dos pequenos, descobrir o canal de comunicação entre o mundo adulto e o infantil. “Existe uma senha de acesso ao universo da criança, e essa senha é a empatia”, revela.

Trabalhar novas abordagens fortalece o projeto pedagógico de Aprendizagem Integral do Colégio Medianeira e permite que os educadores estejam em sintonia no que é realizado em várias partes do mundo. Essa é uma maneira de fortalecer o diálogo, a vivência e a convivência entre diferentes perspectivas, colocando em prática a construção de uma sociedade pautada pelo respeito e pela abertura aos demais.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]