17.08.19

Formação Permanente no Colégio Medianeira

Educadores participam de processo contínuo de formação, contribuindo com o desenvolvimento coletivo no âmbito educacional.

Tão importante quanto a formação acadêmica é o desenvolvimento do sujeito no âmbito educacional. Mais que qualificar, o Colégio Medianeira visa ao preparo contínuo de cada um de seus educadores, sempre integrando teoria e prática. E, seguindo essa concepção, propõe um trabalho de Formação Permanente, por meio da gestão da qualidade com foco no desenvolvimento pleno dos sujeitos.

Segundo a Orientadora Pedagógica Juliana Cristina Heleno, esse trabalho vem sendo desenvolvido no Colégio há muito tempo e tem como foco a valorização dos educadores por meio de uma prática profissional voltada tanto ao individual, quanto ao coletivo. “Eu penso que isso tem a ver com uma concepção de educação mesmo, porque a gente entende que as pessoas não vem “prontas”, mas que se formam e produzem conhecimento nesse processo. Então, pelo nível de exigência que o próprio projeto do Colégio traz, é necessária essa formação”, diz. Para otimizar esse processo, os educadores se reúnem regularmente, discutindo e avaliando suas práticas, a partir do projeto de “Formação e Avaliação dos Educadores”.

Em 2015, o Colégio Medianeira ingressou no Sistema de Qualidade da Federação Latino Americana dos Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). Esse sistema é uma ferramenta que a FLACSI disponibiliza aos Colégios e foi encomendado pelos Diretores-Gerais dos Colégios da América Latina, que buscavam um sistema de qualidade que trabalhasse a questão da gestão da qualidade com foco na aprendizagem integral. “O Medianeira ingressou nesse processo começando com uma preparação e, logo depois, com uma autoavaliação que nos mostrou nossos pontos fracos e fortes. Então, escolhemos algumas áreas para trabalhar, para fazer os projetos de melhoria, e uma das áreas escolhidas foi de gestão de pessoas”, explica Juliana.

O projeto “Formação e Avaliação dos Educadores”, esquematizado no ano de 2016, foram colocados em prática em 2017. Já no final de 2018, foram revistos, sob uma perspectiva para o próximo biênio. A partir disso, o Colégio propõe a “Avaliação de Desempenho”: “todos os educadores do Colégio Medianeira passam por um projeto anual de avaliação de desempenho, e junto com isso vem o processo de formação. Nós acreditamos que a formação se dá, também, no espaço de trabalho, e nós temos essa avaliação de desempenho com alguns critérios, são expectativas sobre esses educadores, mas nós temos que formá-los, senão, esperaríamos que eles estivessem sempre prontos”, aponta.

Os planos de formação partem de uma concepção de que o Colégio tem que ser um espaço de formação para os seus educadores e, a partir desse princípio, há uma responsabilidade interna de formar as pessoas. Por isso, diferentes planos foram elaborados: para o administrativo, para o comunitário, para o midiaeducação, para os centros, entre outros, cada um com sua especificidade, seguindo as necessidades dos setores. “É uma riqueza muito grande e eu não conheço uma outra realidade de colégio que tenha um plano para todos os seus educadores. Isso é ao mesmo tempo valorização de todos, responsabilização de todos e formação em si”, completa a orientadora pedagógica.